Num mundo automotivo cada vez mais dirigido às vendas de SUVs, há um sedã da Mercedes-Benz que chegou com destaque este ano. A nova versão do C200 AMG Line recebeu um novo motor de 4 cilindros, eletrificado de até 258 cv.
O veículo, além de robusto, ficou mais inteligente e apresenta design mais agressivo e interior futurista e tecnológico. A intenção é justamente atrair um cliente mais jovem, disposto a pagar R$ 349.900 por um “Mercedão” arrojado.
Em sua sexta geração, assim como seu irmão maior, que é o C300 AMG Line, traz uma aparência mais esportiva. E claro, o logo da grife das estrelas chama a atenção para os padrões habituais de luxo da Mercedes-Benz. Concorre com os rivais alemães BMW Série 3 e Audi A4 e o sueco Volvo S60
Em um test-dive de mais de 600 quilômetros, pudemos observar o comportamento dinâmico e mais ousado do que os padrões anteriores da marca. Se antes era considerado um carro tradicional tanto nas versões Avantgarde, Exclusive e Sport agora se junta em estilo único, bem mais jovial. Isso porque a Mercedes-Benz resolveu se esbaldar na esportividade, sem perder a refinada classe.
As informações são apresentadas de forma clara e estruturada. A aparência das telas pode ser individualizada com três estilos: Sutilmente, Esportivo e Classic. E apresenta três modos de exibição: Navegação, Assistência e Serviço.
Uma das apostas é a nova central multimidia MBUX, dotada de inteligência artificial, podendo conversar com o motorista e realizar vários comandos por voz. Como exemplo, aumentar ou reduzir a temperatura do ar-condicionado, como já ouvimos nas residências onde moram Alexa e/ou Google Assistant.
O assistente de voz “Oi, Mercedes” está mais interativo. Agora, certas ações podem até serem realizadas mesmo sem a palavra-chave de ativação “Oi, Mercedes”. Isso inclui fazer uma ligação telefônica.
“Oi, Mercedes” também explica as funções do veículo e, por exemplo, pode ajudar quando questionado sobre como conectar um smartphone por Bluetooth.
Há também uma combinação de customização de até 64 cores de leds, para o interior do veículo.
O novo Classe C é equipado com iluminação ambiente com fibras ópticas como equipamento de série. A aparência de ambas as telas pode ser individualizada com diferentes estilos e modos de exibição. Em “Sporty”, por exemplo, a cor vermelha é predominante e o conta-giros central tem um design dinâmico.
E finalmente se rendeu ao bluetooth como conexão sem fio para o Apple CarPlay e Android Auto.
O motor é o 1.5 turbo de 4 cilindros e podemos considera-lo como hibrido leve, de 48 volts. Tem como potência até 204 cv de até 5800 rpm e torque de 30,4 kgfm a 1800 rpm. Fica muito evidente a intenção de se manter entre 1500 RPM e 2000 RPM para a condução em trânsito urbano, equilibrando-se na economia de combustível, tanto na cidade, fazendo um consumo de 9,4 km/l, como na estrada, chegando a 14,9 km/l.
A transmissão 9G-TRONIC foi desenvolvida para a utilização da tecnologia ISG e está instalada em todos os modelos Classe C. O motor elétrico, a eletrônica e o resfriador foram movidos para a transmissão, o que oferece vantagens em relação ao espaço e peso. O câmbio automático atrás do volante foi recalibrado para 9 velocidades.
O sistema híbrido-leve tem 20 cv e 20,4 kgfm alimentado por uma bateria de 25,4 kWh. Esses 48 volts auxiliam como alternador, turbo elétrico e também como compressor do ar-condicionado.
A suspensão é bem equilibrada para um carro de perfil baixo esportivo, filtrando bem as irregularidades de solo. Fornece a base para um alto nível de conforto, baixo ruído, manuseio ágil e diversão ao dirigir.
Três novas opções de pinturas exterior – azul espectral, prata de high tech e branco brilhante – foram adicionados à gama de nove cores disponíveis.
Com um comprimento de 4.751 mm e uma largura de 1.820 mm, as novas versões da Classe C são maiores do que os seus antecessores. A distância entre eixos aumentou em 25 mm, agora com 2.865 mm.
Principais equipamentos de série C 200 AMG Line
• Fechamento da tampa do porta-malas;
• Keyless-Go;
• Função Partida sem chaves;
• Pacote Estacionamento com câmera de ré (Assistente de estacionamento com Parkttronic);
• Alarme Antifurto e Proteção Urban Guard;
• Pacote de iluminação interior, luz de projeção do logo e soleira Iluminada;
• Assistente de distância ativa Distronic (Assistente ativo de manutenção de faixa; Pacote assistente ativo de manutenção de faixa; Assistente de Ponto Cego; Proteção de Pedestres);
• Assentos dianteiros revestidos em Artico, esportivos, elétricos (inclui lombar) e memória;
• MBUX (Carregamento sem fio para aparelhos celulares; Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto); Som esportivo do motor através dos alto-falantes);
• Teto solar panorâmico;
• Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante;
• Ar-condicionado Thermatic;
• Faróis full led com faróis altos adaptativos;