Foto: Divulgação/Toyota
A Toyota vem trabalhando na área de eletrificação faz tempo, tendo sido a primeira montadora e apresentar um carro híbrido no Brasil, o Toyota Prius. Depois disso, inovou novamente ao mostrar o primeiro híbrido flex, movido também a etanol, que foi o Prius e, na sequência, o Corolla Hybrid.
E agora foi a vez do seu sedã de luxo, o Toyota Camry, voltar ao Brasil somente na versão híbrida, aumentando assim a linha que já conta com o Corolla e Corolla Cross híbridos flex e o RAV4 híbrido. Ele vem disponível em versão única, a XLE, com motor 2.5L DOHC de quatro cilindros, que, somado aos três motores elétricos, resulta numa potência máxima combinada de 211 cv.
Quem conhece o Camry, sabe que ele é sinônimo de luxo e conforto a bordo. Assim, vem equipado com bancos revestidos em couro com detalhes de material sintético premium. O volante e a manopla de câmbio também receberam apliques do material, com detalhes em prata, assim como nas maçanetas.
Foto: Divulgação/Toyota
O painel central vem com acabamento em soft touch e detalhes em madeira, além de adornos cromados. O teto solar é panorâmico com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com LED.
No quesito segurança, o Camry recebeu o o Toyota Safety Sense (o pacote de segurança ativa da marca) e passa a oferecer itens como o alerta de mudança de faixa com condução assistida (LDA), o sistema de pré-colisão frontal (PCS), assistência de direção de emergência (ESA), que auxilia o motorista na execução de manobras e desvios de obstáculos, mantendo a estabilidade do automóvel e reduzindo os riscos de acidentes.
Além de todos os itens acima, o Camry conta também com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual, faróis altos automáticos (AHB), além da detecção de automóveis e frenagem automática de emergência que estão inclusos no PCS.
Foto: Divulgação/Toyota
Para completar a lista de itens de segurança, tem também nove airbags: dois frontais, dois laterais para o condutor e passageiro na dianteira, dois de cortina, dois laterais para os integrantes do assento traseiro e um de joelho para o motorista, controle de Estabilidade (VSC), assistente de partida em rampa (HAC), freios ABS com EBD, assistência à frenagem de emergência (BAS), entre outros.
Acoplada ao motor 2.5L DOHC está a transmissão automática eCVT, que garante trocas mais suaves e a sensação de acelerações mais diretas, e ainda permite um maior controle da direção, sem desperdiçar energia que alia o baixo consumo de combustível.
Foto: Divulgação/Toyota
Para otimizar o desempenho, o motorista tem à disposição quatro modos de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport, que se adaptam ao estilo do condutor e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, além de maior eficiência e uma rodagem mais sustentável.
A suspensão dianteira do Camry é McPherson, com barras estabilizadoras na dianteira e suspensão independente, com barras estabilizadoras na traseira, que proporcionam maior firmeza ao volante e uma sensação aprimorada de esportividade.
E por fim, a conhecida garantia Toyota que é oferecida por 5 anos com o acréscimo de 3 anos em garantia para o sistema híbrido, ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro)
Para os fãs do Toyota Camry, ele é vendido na versão Camry XLE por R$ 331.790,00 e já pode ser comprado a partir de hoje.