
Foto: Divulgação/Renault
O grupo Renault como um todo vem acompanhando e executando ações para cumprir a meta européia de neutralidade de carbono a partir de 2040. Como uma das empresas que mais está focada nas políticas de ESG, a Renault apresentou, durante a cúpula ChangeNOW em Paris, seu novo carro-conceito, o Scénic Vision, em estreia mundial.
“Nenhum dos nossos compromissos como empresa será suficiente se não os aplicarmos totalmente em nossos veículos. Por isso, pedi para que as equipes da Renault desenvolvessem o primeiro carro-conceito que representasse plenamente nossa nova estratégia ESG e seus três pilares: meio ambiente, segurança e inclusão. Nós o chamamos de Scénic Vision. Scénic, que remete ao nosso icônico “carro para viver”, e Vision porque ele corresponde às novas expectativas das pessoas”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group e da marca Renault.
Assim, o carro-conceito conta com motorização híbrida, elétrica e a hidrogênio, para reduzir o tempo ocioso durante a recarga de energia, diminuindo a pegada de carbono, inclusive da bateria. Por ser um carro zero emissão na produção e no uso, ele diminui em 75% sua pegada de carbono em comparação com um carro elétrico convencional.

Foto: Divulgação/Renault
As tecnologias embarcadas oferecem uma segurança reforçada para o condutor e os passageiros, permitindo reduzir o número de acidentes em até –70%. Devido ao seu projeto, este carro-conceito traduz também a vontade das equipes de criar um carro único, acessível e adaptado a todos.
“O carro-conceito Scénic Vision representa a transformação do plano estratégico Renaulution para uma empresa mais verde e tecnológica, com foco em dados, energia e serviços. Ele abraça os desafios do clima, preservação dos recursos naturais, segurança e saúde de seus usuários e acessibilidade. O modelo abre um novo capítulo no desenvolvimento dos nossos veículos, pensado de forma ecossistêmica desde a concepção até o fim do ciclo de vida. Além de ser um objeto de design, ele representa uma série de objetivos que o Grupo definiu e que serão progressivamente introduzidos nas próximas gerações de veículos”, declarou Cléa Martinet, VP de Sustentabilidade do Renault Group.
A partir de 2030, quando a rede de postos de hidrogênio for suficientemente densa, será possível percorrer até 800 km – ou, por exemplo, 750 km de Paris até Marselha – sem precisar parar para recarregar a bateria. Uma parada de apenas 5 minutos será suficiente para encher o tanque de hidrogênio.
No quesito segurança, um sistema de câmera integrada na frente do veículo amplia o campo de visão do condutor em 24%, reproduzindo o entorno imediato em uma tela localizada no painel. Assim, o para-brisa é ampliado em 180° para uma visibilidade total e segura, fazendo o capô parecer transparente.
Foto: Divulgação/Renault
Pensando em facilidade no futuro, ele conta com um sistema de reconhecimento facial que permite abrir a porta e ajustar as configurações do veículo em função do perfil do condutor. Este sistema também oferece a possibilidade de adaptar as condições de condução a uma eventual deficiência.
A acústica também recebeu uma atenção especial, oferecendo em cada banco microfones e alto-falantes para que o usuário tenha seu próprio ambiente sonoro (rádio, hi-fi, condução assistida por comando de voz), mantendo uma comunicação otimizada a bordo. A retransmissão da voz dos passageiros e do condutor e, se necessário, a amplificação da voz, facilita a comunicação entre as ocupantes do veículo, principalmente se houver um usuário com problemas auditivos.
Foto: Divulgação/Renault
“O Scénic Vision representa um novo capítulo da história do Renault Group e da marca. Este conceito prefigura o design externo do novo modelo Scénic 100% elétrico para 2024 e a nova linguagem do design da Renault. Já o design interno é um estudo prospectivo dos futuros espaços internos da Renault. O Scénic Vision propõe um conjunto de tecnologias e inovações a serviço de uma mobilidade mais sustentável”, declarou Gilles Vidal, VP de Design da marca Renault.
Ficha Técnica - Scénic Vision
Comprimento | 4.490 mm |
Largura | 1.900 mm |
Altura | 1.590 mm |
Entre-eixos | 2.835 mm |
Rodas | 21 polegadas |
Pneus | 235/45 R21 |
Peso | 1.700 kg |
Energia | híbrida – elétrica / hidrogênio |
Motor | elétrico síncrono 160 kW com rotor bobinado |
Célula de combustível | 16 kW |
Bateria | 40 kWh |