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Industria AutomobilisticaRenault

Avaliação: Renault Duster com novo motor turbo tem ótimo desempenho, mas consumo ainda é alto

por Claudia Carsughi 19/05/2022
por Claudia Carsughi 19/05/2022
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Renault Duster 2023

Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi

No início desse ano, a Renault apresentou a nova linha do seu SUV mais vendido, o Duster 2023. Com 10 anos de história no mercado brasileiro, ele veio agora com uma nova opção de motorização, o motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, que entrega 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, o maior da categoria. Trata-se de um motor global, produzido na Espanha.

Assim, o resultado dessa mudança é um motor mais ágil, que acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h, com retomadas mais rápidas. A esse motor está acoplada a transmissão automática CVT (para a versão Iconic) que simula oito marchas. A Renault informa que, com essa mudança, as retomadas ficaram até 36% mais rápidas. Essa transmissão é gerenciada por um software que simula a troca das marchas no modo automático e ela oferece também a opção de troca manual através da alavanca do câmbio, o que facilita as arrancadas e ultrapassagens.

O consumo do Renault Duster informado pelo Inmetro é de 11,5 km/l na estrada e de 10,8 km/l na cidade quando abastecido com gasolina e 8,4 km/l no percurso rodoviário e 7,7 km/l no urbano, quando abastecido com etanol. No entanto, usamos o carro por uma semana em São Paulo, no trânsito pesado e percurso 100% urbano e, a princípio, ele fez menos de 4 km/l. Quando conseguimos usá-lo em momentos de trânsito considerado normal para nossa cidade, conseguimos chegar a 5,3 km/l, sempre no etanol.

Mas posso afirmar que o que mais me agradou no novo Duster foi a suspensão, de tipo McPherson na frente e roda tipo com eixo de torção e molas helicoidais na traseira, que permite que esse conjunto traga uma agradabilíssima sensação ao transpor valetas, lombadas e buracos em geral, graças também à elevada altura do solo. A sensação é a de dirigir um SUV robusto, porém de direção muito leve e gostosa.

O novo Duster trouxe ainda diversas inovações, como a central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay, e o novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road e passou a ser oferecido em cinco versões: Zen, Zen CVT XTRONIC®, Intense CVT XTRONIC®, Iconic CVT XTRONIC® – todas com o eficiente motor 1.6 SCe – e a nova Iconic CVT XTRONIC®, com a motorização turbo TCe 1.3 flex.

Aqui estão as configurações e os preços de cada versão:

Zen 1.6 SCe MT (R$ 102.990) – Barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED​, airbags dianteiros​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de aço 16”​, rádio 2DIN​, quatro alto-falantes​ e chave canivete.

Opcionais: Multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16”.

Zen 1.6 SCe transmissão CVT XTRONIC® (R$ 110.690) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT XTRONIC® e ponteira do escapamento cromada.

Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.

Intense 1.6 SCe transmissão CVT XTRONIC® (R$ 117.690) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, faróis de neblina​, retrovisor externo em preto, rodas de liga leve 16”​, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante em couro​, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera , ar-condicionado automático​ e controlador e limitador de velocidade.

Iconic 1.6 SCe transmissão CVT XTRONIC® (R$ 124.790) – Todos os itens da versão Intense – CVT XTRONIC® + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço.

Iconic turbo TCe 1.3 transmissão CVT (R$ 138.790) – Todos os itens da versão Iconic – CVT XTRONIC® + motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.

avaliaçaoDusterRenaulttceturbo
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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