Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1Industria Automobilistica

Conheça uma réplica do Alfa Romeo 159 de F1 feita no Brasil

por Renato Bellote 07/04/2022
por Renato Bellote 07/04/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Réplica do Alfa Romeo 159 de F1

Réplica do Alfa Romeo 159 de F1 (Foto: Renato Bellote)

A Fórmula 1 é a categoria máxima do automobilismo. Criada em 1950 sempre reuniu os melhores pilotos e fabricantes de carros, que disputavam entre si a supremacia em circuitos desafiadores. Essa história começou com alguns pioneiros que, além da iniciativa, também tinham coragem de sobra.

A primeira grande vencedora da categoria foi a Alfa Romeo. Naquela época os bólidos eram tremendamente rápidos, como são hoje, porém extremamente perigosos. Em um campeonato era comum ocorrerem grandes acidentes e tragédias que atingiam não só pilotos como também muitos espectadores.

A equipe Alfa Romeo tinha como destaque o modelo 159, também conhecido como Alfetta. O conjunto trazia um imenso motor com oito cilindros em linha e um supercharger para entregar 420 cv de força com um toque igualmente monstruoso. Uma verdadeira obra-prima da engenharia mecânica.

Algo que deve ser salientado sobre esses pioneiros da categoria é que eram extremamente leves. Olhando imagens eles parecem potentes mas pesados. Ledo engano. O 159, por exemplo, pesava pouco mais de 700 quilos. Dessa forma dá pra imaginar que a relação peso e potência era muito boa.

Nesse ponto chegamos ao carro da matéria. É uma recriação com chassi tubular do clássico das pistas tendo a carroceria em fibra de vidro. O modelo foi idealizado por Paulo “Loco” Figueiredo, conhecido no automobilismo brasileiro e um grande entusiasta de tudo que se move sobre quatro rodas.

A escolha mecânica teve algo bem criativo. Ele juntou dois motores Alfa Romeo de quatro cilindros formando a mesma configuração do original. Os propulsores foram ligados entregando aproximadamente 300 cv, o suficiente para alguns passeios aos finais semana.

A parte de freios foi modernizada, já que o original utilizava o conjunto com tambores. São quatro discos que funcionam com precisão. O restante, assim como o ronco fantástico dessa máquina, você confere na matéria em vídeo. Até a próxima semana!

Veja também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2022/04/patrol-aceleramos-a-versao-policial-da-gurgel/

Alfa RomeoalfettaF1Fórmula 1garagem do belloteréplicavídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Mercado acende luz de emergência após pior trimestre em 16 anos
Próximo
GWM anuncia o Haval H6, seu primeiro SUV a ser comercializado no Brasil

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência