A Ford sempre esteve na liderança em vendas com suas picapes nos Estados Unidos e esse sucesso se repete em alguns países. Aqui no Brasil, ela vende bem, tem seu público cativo e, por isso, continuou na linha de produtos que vem importados pela marca para cá.
Porém, quem não se atualiza, perde lugar. Assim, a Ford lançou recentemente versões Black e Storm, que obtiveram muita aceitação em nosso mercado. E agora foi a vez de apresentar a Ranger FX4, feita para quem precisa de uma picape robusta, off-road, mas com conforto de um carro. A partir de hoje, ela já está disponível em todas as concessionárias do país.
“A Ford é líder mundial em picapes, este é o nosso território, e estamos usando esse legado para ampliar a base de consumidores da Ranger com novas opções dentro do portfólio”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. “O comportamento do consumidor está mudando e identificamos clientes que não estavam totalmente atendidos pelos veículos existentes no mercado. Foi assim que nasceu a Ranger FX4.”
Lançada já como linha 2023, a Ford traz também novidades como o fato de todos os modelos XL, XLS, Black, Storm, FX4, XLT, e Limited – virem com um novo sistema de controle de emissões que atende e supera as exigências do Proconve 7, sem perda de potência e desempenho do motor.
Cliente muda, a Ford, também
A Ford Ranger atende a diferentes demandas do público, oferecendo versões voltadas para o trabalho (XL), para uso misto (XLS) e para uso pessoal (Black, Storm, XLT e Limited). Este último grupo se subdivide em dois perfis de clientes: os que buscam sofisticação (Black, XLT e Limited) ou aventura (Storm).
“A Ranger Storm atende o cliente que quer robustez e estilo para uso off-road, sem se incomodar em abrir mão de alguns equipamentos para ter um custo-benefício melhor. Após o seu lançamento, identificamos que existe também um cliente com o mesmo perfil aventureiro, mas que exige mais requinte, tecnologia e conforto. Foi para ele que nós desenvolvemos a Ranger FX4”, diz Antonio Freitas, gerente de Marketing de Picapes da Ford.
Nos anos 2000 a Ford começou a utilizar o nome FX4 para identificar seus produtos que oferecem pacote off-road. A Ranger FX4 vem equipada com o motor Duratorq 3.2 turbodiesel com potência de 200 cv e torque de 47,9 kgfm, transmissão automática, direção elétrica, tração 4×4 e diferencial traseiro blocante. A suspensão dela é a mesma que se encontra na Ranger Storm.
Traz ainda sete airbags, controle anticapotamento, sistema com controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, tanto subida quanto descida além de câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.
Como o consumidor exigente solicita, a conectividade é feita através da central multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, que permite acesso aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, além de oferecer a possibilidade ao motorista de acessar vários comandos remotamente pelo seu celular através do FordPass Connect.
“A FX4 se destaca também pelo que ela não tem. Ou seja, não traz cromados, rodas diamantadas ou detalhes na cor do carro, porque é uma receita diferente do luxo tradicional. É uma versão aventureira que valoriza a esportividade e a elegância com um pacote exclusivo”, explica Ricardo Sugimoto, supervisor de Design da Ford.
O design é único e traz grade dianteira com o logotipo oval da marca em destaque, assim como a parte central inferior do para-choque, com acabamento em preto brilhante, faróis com máscara escura e faróis full-LED
Na traseira, exibe um distintivo vermelho FX4 em alto relevo e o nome Ranger em letras grandes totalmente em preto – outra característica única na linha. As lanternas têm máscara escurecida. O para-choque traseiro, assim como os retrovisores e maçanetas, são em preto brilhante.
O santantônio tubular, exclusivo e funcional, dispõe de pontos de ancoragem para amarração de equipamentos. Na lateral, os alargadores de paralama em preto fosco são projetados para enfrentar batidas de pedras no off-road. A faixa cinza na região inferior das portas, logo acima dos estribos tipo plataforma, é complementada pela assinatura FX4 em vermelho.
As rodas de 18” têm visual exclusivo e são calçadas com pneus Pirelli Scorpion 265/60 R18 All Terrain (50% on-road e 50% off-road). Quem quiser enfrentar trilhas mais pesadas pode optar pelas rodas de 17” com pneus 265/65 R17 All Terrain Plus da versão Storm, por um custo adicional de R$2.000.
Como acessórios, a Ranger FX4 oferece um snorkel desenhado especialmente para ela, que aumenta a margem de segurança na travessia de lâminas d’água – com profundidade de até 800 mm, a maior da categoria. Há também caixas organizadoras da caçamba com 42 litros e chave, muito úteis para transportar pequenos equipamentos e compras.
O preço para tudo isso? R$288.990, o mesmo preço da versão XLT e nele já está incluso o valor com redução de IPI.