Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Os mesmos desafios de sempre para as novas montadoras que chegam no Brasil, só o mercado que está pior

por Orlando Merluzzi 09/02/2022
por Orlando Merluzzi 09/02/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Concessionária da DAF Caminhões

Concessionária da DAF Caminhões em Guarulhos (Foto: Reprodução)

A história é cíclica e a cada nove anos, aproximadamente, dá-se o início de uma nova onda de entrada de marcas e montadoras no Brasil. O mercado atrai pelo tamanho da economia e por ser um “hub” para a América do Sul; atrai quando o Real está valorizado e quando está desvalorizado; atrai porque 75% dos fornecedores da indústria automobilística da América do Sul estão localizados aqui; atrai porque o sonho de ter um automóvel, para o brasileiro, supera até mesmo o sonho da casa própria.

Ao chegarem no Brasil as “newcomers“, em quase todas as situações, recebem incentivos fiscais e tributários que ajudam o início das operações. Mas cuidado, nem sempre esses incentivos e benefícios são “renúncia fiscal” e um dia a conta chega.

Junto com as novas montadoras, os mesmos desafios de sempre: montar uma rede de concessionárias e atrair investidores que, quando a marca é desconhecida, geralmente, não têm vocação para a distribuição de veículos e provavelmente serão substituídos em uma segunda etapa. Contudo, os desafios dos “newcomers” não param por aí. As novas marcas precisarão construir parque circulante para gerar absorção de pós-venda e enquanto isso não ocorre, terão que vender com margens baixas, buscar agentes financiadores, entrar nas brigas do varejo, aguentar desaforo, conquistar a confiança do consumidor, garantir disponibilidade de peças, valorizar a marca no mercado de usados, criar reputação positiva e ter em mente que durante muitos anos irão sobreviver com pouco volume. Para isso, terão que ter um “budget” gordinho para o “variable marketing” e para os incêndios de mercado que sempre ocorrem (problemas de produto, demandas judiciais, consumidor e rede insatisfeita).

Tudo isso custa muito dinheiro e quase sempre os retornos projetados no “business case” passam longe do que o papel aceitou antes, principalmente porque o Brasil é dinâmico em tudo, mercado, tributos, política, economia, corrupção. Então, há sempre o risco de alguém na matriz um dia acordar e resolver fazer contas.

Como dizia meu saudoso professor Belmiro Valverde Jobim Castor: “O Brasil não é para amadores e aqui o bicho pega” – (sic).

Para não dizer que não falei de flores, temos ótimos exemplos recentes de marcas que fizeram muito bem a lição de casa e vou citar duas: DAF e CAOA Chery. A primeira bancou fábrica, rede e está crescendo; a segunda me surpreendeu com excelentes produtos e vai crescer.

Em resumo: quem mais chegar aqui terá um longo caminho pela frente, até convencer o cético consumidor brasileiro. É importante que os executivos da matriz tenham uma boa reserva de tolerância para isso.

Leia também a coluna anterior:


https://carsughi.uol.com.br/2022/02/sera-que-a-meta-de-carros-eletricos-para-2030-vai-ser-atingida/

*As opiniões manifestadas nesse texto são de responsabilidade exclusiva do autor.

concessionariaECONOMIAmarcamercadomontadora
Orlando Merluzzi

Conselheiro de administração, estrategista, consultor e sócio gestor da MA8 Consulting, atua no setor automotivo há mais de 35 anos.

Anterior
Aston Martin DBX707 é o SUV que faz de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos
Próximo
Jeep Renegade 2022 chega com visual renovado e motor turbo; veja versões e preços

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência