Em dezembro de 2021 a Honda apresentou o novo City sedã, que mostramos aqui. E anunciou que no início de 2022 apresentaria o City hatchback, que de fato substituiu o Honda Fit. Ele foi lançado com o conceito de um carro “Low & Wide”, sendo mais baixo que e mais largo que o Fit, o que permite aos usuários, especialmente do banco traseiro, terem um espaço bem maior para os joelhos.
Com design arrojado, o Honda City hatchback vem com DRL em LED que se une aos frisos prateados na parte da frente, lanternas traseiras que valorizam o visual Low & wide com luz de ré e pisca com lâmpadas halógenas e luz de posição e de freio em LED, dando uma percepção de ser um carro de categoria superior.
Andamos com o hatchback e, assim como no sedã, pudemos observar um rodar macio, fruto de uma suspensão com novos ajustes, trabalhada pelos engenheiros da Honda que também conseguiram reduzir em 50% o atrito na parte dianteira. O peso do carro foi reduzido em 7,3 kg e a rigidez torcional aumentou em 6%.
Um ponto que nos achamos bastante a atenção é o silêncio ao conduzir, mesmo em ruas com asfalto duvidoso, e isso é devido ao uso de spray de poliuretano como isolante sonoro na base das colunas A e B, além de revestimento antirruído no assoalho, inédito na Honda até agora.
O painel de instrumentos é de TFT personalizável e digital, o que fazia falta no Fit, visto que era analógico. Mais um item novo é o display de áudio com câmera de ré de 8″, possibilitando uma visão de até 180°. Os assentos vem com nova estrutura que oferece maior estabilidade a quem está sentado. Os bancos são mais estreitos e a altura do apoio de cabeça diminui em 15 mm. Tudo isso reflete em maior espaço para os joelhos dos passageiros de trás.
Assim como na versão sedã, o pacote Honda Sensing também está presente, entregando sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema para detectar evasão da pista, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de permanência em faixa e ajuste automático dos faróis, além de trazer seis airbags, monitoramento da pressão dos pneus, paddle shift para mudança de marcha.
Experimentamos as diversas combinações de rebatimento dos bancos e esse foi um dos pontos super positivos, segundo nossa análise, da mudança para melhor. Para quem quer um hatchback mas não abre mão do espaço para o porta-malas, o City traz uma inteligente solução permitindo o rebatimento dos bancos tanto na horizontal, quanto na vertical, criando um espaço enorme para carga.
As versões disponíveis são a EXL e a Touring por R$ 114.200 e R$ 122.600 respectivamente.