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ChevroletIndustria Automobilistica

Teste: Chevrolet Onix reúne predicados para voltar ao topo do pódio

por Vagner Aquino 15/01/2022
por Vagner Aquino 15/01/2022
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Onix

Por crise dos semicondutores, Onix perdeu posições no ranking e foi o 5º mais vendido; modelo ficou 5 anos no topo do pódio

Na semana passada, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou a lista dos modelos mais vendidos de dezembro, assim como o balanço anual de 2021. Um dos destaques foi a queda do Chevrolet Onix, que deixou o topo do pódio após cinco anos consecutivos de liderança no mercado brasileiro. A culpa foi da crise dos chips, que paralisou a planta da GM em Gravataí (RS) por mais de seis meses. Ainda assim, o hatch ficou na quinta posição do ranking geral.

A princípio, o Onix emplacou mais de 73 mil unidades no País. Nesse sentido, ficou abaixo de concorrentes como Hyundai HB20 (86.455) e Fiat Argo (84.644) – veja fichas técnicas abaixo. Mas, por que o hatch da GM agrada tanta gente? Justamente em busca dessa resposta, resolvemos avaliar o hatch na versão topo de linha Premier, de R$ 102.340.

Longe de ser o carro popular de outrora (vide o preço que já ultrapassou os R$ 100 mil), o Onix vem super equipado. Tem tela central de 8″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e até internet nativa (mensalidades partem de R$ 29,99). Carregador de celular wireless e controle do carro pelo smartphone. Para isso, basta baixar um aplicativo e, desse modo, consultar desde informações do computador de bordo até iniciar a climatização da cabine. Tudo à distância.

Onix

Foto: Vagner Aquino

Mais itens

Faróis com projetores e luzes de condução diurna iluminadas por LEDs no para-choque dianteiro também estão no pacote. Por fim, tem rodas de liga leve com 16″, alerta de ponto cego, ar-condicionado automático e digital e até auxiliar de estacionamento automático.

Tem sensores por todos os lados. No porta-malas, de 275 litros, a forração emborrachada facilita a limpeza após o transporte de alguns tipos de bagagens.

Foto: Vagner Aquino

Motorização e comportamento

Em síntese, o carro mais barato da Chevrolet no Brasil se destaca pela motorização turbo. Estamos falando do 1.0 de três cilindros (flex), que também equipa modelos como Onix Plus e Tracker. A potência máxima é de 116 cv. O modelo de entrada (R$ 73.890) tem motor 1.0 aspirado de até 82 cv.

Ao volante, o bom torque máximo de 16,8 kgfm é sentido por meio das respostas rápidas ao pedal do acelerador. Entregue cedo (às 2.000 rpm), o número, em síntese, contribui para acelerações e retomadas de velocidade. O motor, desse modo, mesmo com três cilindros, é silencioso e não vibra – praxe nesse tipo de propulsor.

Além de boas respostas, o Onix tem suspensões bem acertadas. Portanto, nada de maciez extrema, tampouco batidas secas. Trocas de marcha, nesse ínterim, também são feitas na medida certa. Raramente o câmbio automático de seis marchas deixa a desejar. Contudo, apresenta pequenos deslizes. A direção elétrica tem precisão digna de elogios.

Onix

Foto: Vagner Aquino

Economia

E caso o motorista queira realizar trocas manuais, basta recorrer ao botão localizado no topo da alavanca. Um recurso, aliás, nada prático – que certamente deve ser ignorado pela maioria dos condutores. Está na hora de, enfim, a General Motors rever esse sistema, já bastante ultrapassado.

Quando se fala em carro de entrada, em suma, logo se pensa em economia. E disso o Onix entende desde a primeira geração. O hatch, durante nosso test-drive, fez média de 13,5 km/l com gasolina no tanque (consumo combinado). Em síntese, predicados como vasta lista de itens de série, bom comportamento do motor, eficiência e, de quebra, um belíssimo design só podem, de fato, ajudar o Onix a retomar o topo do ranking. E não deve demorar!

Chevrolet Onix Premier

Onix

Foto: Vagner Aquino

Preço: R$ 102.340
Motor: 1.0, 3 cilindros, flexível, turbo
Potência: 116 cv a 5.500 rpm
Torque: 16,8 a 2.000 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas
Comprimento: 4,16 metros
Entre eixos: 2,55 metros
Porta-malas: 275 litros
Principais itens: internet a bordo, bancos revestidos com material que imita couro, ar-condicionado digital e automático, carregador wireless para smartphone, monitor de ponto cego, câmera de ré

Fiat Argo S-Design 1.3

Foto: Divulgação/Fiat

Preço: R$ 83.137
Motor: 1.3 Firefly, flex, quatro cilindros
Potência: 109 cv a 6.250 rpm
Torque: 14,2 a 3.500 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas
Comprimento: 4,00 metros
Entre eixos: 2,52 metros
Porta-malas: 300 litros
Principais itens: ar-condicionado automático, computador de bordo, volante multifuncional, ajuste de altura para banco do motorista e volante, rodas de liga leve com 15″

Hyundai HB20 Platinum Automático

Hyundai HB20 2022

Foto: Divulgação/Hyundai

Preço: R$ 99.190
Motor: 1.0, turbo, 3 cilindros, flex
Potência: 120 cv a 6.000 rpm
Torque: 17,5 mkgf a 1.500 rpm
Câmbio: automático de 6 marchas
Comprimento: 3,94 metros
Entre eixos: 2,53 metros
Porta-malas: 300 litros
Principais itens: Ar-condicionado digital, tela de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay, sistema Bluelink, monitoramento da pressão dos pneus, bancos em tecido

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Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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