Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Scania 111 se transforma em picape cheia de estilo

por Renato Bellote 16/01/2022
por Renato Bellote 16/01/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Scania 111 Picape

Scania 111 Picape (Foto: Renato Bellote)

Os caminhões são uma das bases do transporte brasileiro. Sem dúvida nenhuma eles são os responsáveis pelo escoamento de grande parte das riquezas nacionais. Dessa forma o universo dos veículos pesados também tem seus próprios clássicos em modelos que se tornaram imortais com o passar dos anos.

O Scania 111 é um deles. Lançado em 1976 logo provou sua confiabilidade, durabilidade e também o fato de ser apto para o trabalho pesado. O desenho da cabine rendeu um apelido que se tornou uma maneira carinhosa de se referir a ele: o jacaré.

Rodando pelas estradas de norte a sul não é difícil ver um deles ainda no trabalho diário. Os caminhões, um pouco diferente dos carros, acabam tendo uma vida útil maior, especialmente após passarem por retificas e reformas ao longo dos anos. É uma característica própria dos pesados, especialmente aqui no Brasil.

Mas alguns desses exemplares também têm uma aposentadoria cheia de estilo. É o caso desse exemplar que passou pelas mãos do pessoal da Apogeu Motors, em Itu. O projeto modificou toda a parte traseira do cavalo mecânico, que agora desfila pelas ruas e estradas, bem longe do trabalho pesado.

Na matéria mostramos em detalhes as modificações que foram feitas. Um dos destaques e a caçamba com piso de madeira e toda a estrutura em lata. As caixas de roda também formam um conjunto interessante. Além disso destaque para as rodas cromadas e a suspensão a ar.

Rodando o jacaré monopoliza todos os olhares pela estrada. Sob o capô o motor permanece original com 6 cilindros em linha, 11 litros, turbo e 296 cv, mais do que suficientes para passeios tranquilos de final de semana. Afinal, agora ele também não carrega mais peso.

Algumas modificações ainda serão feitas, entre elas a troca do câmbio de 10 marchas, com cinco normais e cinco reduzidas, por uma transmissão convencional. Isso tornará a dirigibilidade mais confortável e também vai se adequar à proposta atual. Em breve trarei mais projetos diferentes com veículos pesados.

Veja também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2022/01/lincoln-continental-mark-v-requinte-de-sobra/

Bellotegaragem do bellotePicapescaniascania 111
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Teste: Chevrolet Onix reúne predicados para voltar ao topo do pódio
Próximo
As concessionárias não vão acabar e pode haver impedimento para a criação das “agências”; entenda o tema

Você também pode gostar...

GM completa 100 anos com cinco lançamentos

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

VÍDEO: aceleramos as opções V6 e elétrica da Blazer

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

GM completa 100 anos com cinco lançamentos

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

VÍDEO: aceleramos as opções V6 e elétrica da Blazer