Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Lincoln Continental Mark V: requinte de sobra

por Renato Bellote 06/01/2022
por Renato Bellote 06/01/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Lincoln Continental

Foto: Renato Bellote

Começamos mais um ano. Uma nova jornada com 365 dias para serem vividos, descobertos e também que trarão, esperamos, muito mais alegria do que tristeza. Aqui na coluna é uma grande satisfação e uma oportunidade de seguir contando histórias de alguns dos veículos mais fantástico já produzidos.

E começamos 2022 em grande estilo. Quando se fala em carros luxuosos nos Estados Unidos pensamos inicialmente em Cadillac. Sem dúvida nenhuma esta divisão da Chevrolet conseguiu se estabelecer como uma referência e sonho de consumo de várias gerações.

Porém a Ford, sua arqui-rival, também está nessa briga há muitas décadas e tem a sua própria divisão de luxo: a Lincoln. E é sobre um dos seus maiores expoentes que eu vou falar hoje a bordo do Continental Mark V da série especial Givenchy.

Foram apenas 2.262 exemplares lançados em 1979. O Mark V havia chegado ao mercado dois anos antes. Ele também se tornou um divisor de águas para a marca, já que foi o último dos grandes carros de sua época e também da divisão de luxo. A década de 80 veria modelos menores e menos extravagantes.

São mais de 6 metros de comprimento por 2 metros de largura, o que faz o nosso Galaxie ficar mais comedido. Mas para o padrão das ruas de lá isso é completamente aceitável. Um dos destaques fica por conta do acabamento em azul, com bancos que mais parecem poltronas E madeira em todo o painel, além dos comandos elétricos para qualquer tipo de necessidade.

O ano de 1979 marcou a segunda crise mundial do petróleo. Dessa forma debaixo do capô temos o motor V8 de 6,6 litros, 400 polegadas cúbicas e “apenas” 179 cv. Isso porque haviam restrições ao consumo e também baixa compressão. Dessa forma o clássico big block teve sua potência drasticamente reduzida.

Mas a melhor parte da história é guiar este verdadeiro transatlântico pelo asfalto. A maciez impressiona e a transmissão automática de três velocidades dá conta do recado sem maiores problemas. Começando o ano dessa forma confortável quero desejar a todos um excelente 2022. Vamos acelerando junto comigo em mais esta jornada.

Veja também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2021/11/aceleramos-um-dodge-dart-funerario-nas-ruas-de-sp/

BelloteFordgivenchylincolnLincoln Continentalmark vvídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Como os grandes carros morrem
Próximo
Chevrolet Silverado elétrica e Mercedes Vision EQXX são destaque na feira de tecnologia CES 2022

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência