Em 2021, o mercado de automóveis se comportou de forma absolutamente atípica em relação aos anos anteriores, apresentando um movimento muito particular em relação aos preços dos carros. Um dos principais fatores que mexeu com esse setor foi a falta de insumos que a pandemia gerou, fazendo com que faltassem peças como por exemplo, semicondutores, para a montagem integral dos carros.
Vale lembrar que uma das distorções que essa crise gerou foi tirar o Chevolet Onix do topo, levando-o ao fim da tabela de emplacamentos. Esse é só um exemplo do tanto que esse mercado mudou. A KBB, empresa especializada em pesquisa de preços de veículos novos e usados, de acordo com seu MVP (Monitor de Variação de Preços), apurou que, para veículos zero km, a inflação até o final de dezembro chegou a 9% e atingiu 18,4% quando considerados apenas os modelos 2022.
Com relação aos carros usados quando considerado o período entre 4 a 10 anos de uso, a inflação chegou à casa de 22% no período.
O último monitoramento de preços de dezembro teve uma leve diminuição, tendo registrado aumento de 0,74% no período, conforme detalha a tabela abaixo. Os modelos 2022 tiveram alta de 1,52% em dezembro, em média.
Variação média de preços dos carros novos em 2021 (KBB)
Ano/modelo | Novembro | Dezembro | Acumulado 2021 | Acumulado 2020 |
---|---|---|---|---|
2022 | 2,24% | 1,52% | 18,39% | - |
2021 | 0,07% | 0,05% | 6,57% | 7,79% |
Média | 1,51% | 0,74% | 9,03% | 4,29% |
Ao comparar o ano de 2021 com 2020, a KBB constatou que os veículos novos acumularam mais do que o dobro do aumento visto há dois anos, quando já havia crise sanitária, porém, as dificuldades de produção ainda não provocavam grandes distúrbios entre a oferta e a demanda da indústria. Enquanto os modelos 2021 (que eram os mais recentes ao final de 2020) subiram 7,79% naquele ano, os 2022 fecharam os últimos 12 meses com 18,39% de inflação.
O mercado de carros usados mostrou uma discrepância ainda maior quando olhamos para 2020 perante 2021. Para carros seminovos, com até 3 anos de uso, o aumento em dezembro foi em média de 2,15%, totalizando alta de 17,22% no acumulado do ano. Em alguns momentos, pela falta de carros zero km, alguns usados chegaram a custar mais que os novos. No ano de 2020, os seminovos finalizaram o ano com preços em estabilidade.
Variação média de preços dos carros seminovos (de 0 a 3 anos de uso) em 2021 (KBB)
Ano/modelo | Novembro | Dezembro | Acumulado 2021 | Acumulado 2020 |
---|---|---|---|---|
2021 | 1,90% | 2,70% | 14,48% | - |
2020 | 2,92% | 2,97% | 14,80% | 5,78% |
2019 | 1,84% | 1,80% | 18,87% | 0,53% |
2018 | 2,41% | 1,50% | 21,14% | -1,00% |
Média | 2,28% | 2,15% | 17,22% | 0,93% |
Para os carros usados entre 4 a 10 anos de uso, a diferença entre 2020 e 2021 foi a maior de todas, apontando em média, aumento de 22,46% entre janeiro e dezembro do ano passado.
Variação média de preços dos carros usados (de 4 a 10 anos de uso) em 2021 (KBB)
Ano/modelo | Novembro | Dezembro | Acumulado 2021 | Acumulado 2020 |
---|---|---|---|---|
2017 | 1,76% | 2,00% | 22,23% | - |
2016 | 1,25% | 1,52% | 19,72% | -0,81% |
2015 | 1,27% | 0,96% | 21,66% | -1,28% |
2014 | 2,65% | 0,91% | 21,37% | -2,12% |
2013 | 3,45% | 1,44% | 23,56% | 0,19% |
2012 | 1,72% | 2,10% | 23,79% | 1,64% |
2011 | 1,47% | 1,35% | 24,26% | -1,49% |
Média | 1,92% | 1,45% | 22,46% | -0,85% |
A KBB Brasil analisou 26.376 versões de automóveis à venda para a elaboração da edição de dezembro do Monitor de Variação de Preços.