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ChevroletIndustria Automobilistica

Avaliação: Chevrolet S10 Z71 chega ao Brasil para engordar opções de picapes mais aventureiras

por Flávio Verna 31/01/2022
por Flávio Verna 31/01/2022
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Chevrolet S10 Z71

Chevrolet S10 Z71 (Foto: Flávio Verna)

A Chevrolet do Brasil enfim apresenta um modelo para o segmento “fora de estrada” com a nova S10 Z71. Com mais de 35 mil unidades de S10 vendidas em 2021, a marca pode ver esse número crescer em 2022 graças à nova versão que oferece um bom pacote custo x benefício. O fato de ser Z71 já a torna especial, pois modelos da marca precisam oferecer um design customizado e acessórios funcionais para poder carregar tal nomenclatura.

Se os números provarem o sucesso do modelo, acredito que exista uma grande chance de termos um Trailblazer Z71 e vou torcer para que tenha, de preferência com um visual estilo viatura.

Entendo que as marcas tenham que trabalhar seus produtos no mercado conforme a demanda, mas, se pensarmos um pouco no óbvio – “picapes foram feitas para transportar coisas e pessoas”. Asfalto é algo que o Brasil precisa ainda de muito tempo para melhorar, ou seja, a picape deve ser o veículo que mais roda no fora do asfalto no Brasil e mereceria pneus melhores desde 0km.

Trailblazer Z71

Conceito do Trailblazer Z71 (Foto: Jonathan Machado)

Nos tempos atuais, só pneus melhores não bastam, a famosa ‘perfumaria’ se faz necessário, como conexão com Android e Apple CarPlay, sem abrir mão de requinte e conforto, já que estamos falando de produtos que partem de mais de 220 mil reais.

Clientes de nicho sabem do que precisam e nenhum adesivo deve enganá-los, para isso, a Z71 foi equipada com mais que o visual, também com o funcional e assertivo direcionamento do produto pela marca.

Para nós brasileiros, pode ser novidade a nomenclatura Z71, mas a Chevrolet já tem tradição nos Estados Unidos há mais de 40 anos, e para receber essa nomenclatura Z71, o produto deve ter um nível mínimo de customização visual e funcional. Na versão brasileira são mais de 20 itens especialmente projetados para entregar capacidade ainda maior no fora de estrada, além de uma estética que agrade a todos os aventureiros.

Virou febre rodas pintadas, principalmente de preto e a Z71 já chegou com elas prontas, harmonizando com todo o conjunto que recebe exclusivamente faróis e lanternas com máscara negra, grade dianteira em black piano com o nome Chevrolet em destaque, no estilo americano. No lugar da gravata deslocada à esquerda, vem o Z em vermelho e o 71 cromado.

Na tampa traseira a gravata também é pintada de preto, assim como a identificação do modelo. Adesivos completam o visual, junto dos protetores de pára-lamas, estribo, para-choque traseiro e santo Antônio sempre escuros (pretos) para dar equilíbrio ao conjunto, incluindo capota marítima de fábrica. Não dá para deixar passar a ponteira de escape dupla, essa cromada.

Na parte interna, os revestimentos das portas e do console são todos em preto com os detalhes em cinza acetinado presentes no habitáculo. Parece até estarmos falando da versão Midnight com tantos itens pretos. O volante e os bancos são revestidos com um couro sintético escolhido e projetado para facilitar a limpeza depois da aventura.

Posicionada acima das LS (R$ 224.565) e LT (R$ 253.140 AT) e abaixo das LTZ (R$ 275.281) e High Country (R$ 284.816), A Z71 (R$ 265.271) chega para dar mais oportunidade aos seus clientes que querem um veículo mais preparado de fábrica. O principal público consumidor da marca, deverá derivar principalmente das versões LT e LTZ.

A S10 Z71 vem equipada com seis airbags, câmera de ré de alta definição e a direção com assistência elétrica inteligente, que compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz trepidações geradas por um eventual desbalanceamento das rodas ou pisos irregulares.

Na minha opinião, só falta: bancos mais anatômicos, ajuste na coluna da direção (Altura e profundidade) e ter como bloquear o diferencial, se isso não for problema para você, pode encomendar a sua.

Dica do especialista: Em algumas situações no fora de estrada, desligar os controles eletrônicos de tração e estabilidade pode te tirar de um atoleiro, basta pressionar o botão do controle apertado e em poucos segundos aparecerá uma luz no painel indicando que o controle eletrônico de tração foi desligado, mantendo pressionando por um pouco mais de tempo, aparecerá outra luz indicando que o controle de estabilidade também foi desligado.

Leia também a coluna passada:

Audi Q8 Dragão: luxo no off-road


@FlavioVerna4x4
Especial para o Portal Carsughi Uol

avaliaçaoChevroletGMoff roads10s10 z71
Flávio Verna

Flávio Verna, com formação acadêmica em tecnologia e comunicação para web, possui mais de 20 anos de experiência no segmento automotivo em diversas áreas, com especialização em off road. Há 12 anos colabora com o maior Portal Off road da América Latina - 4x4 Brasil - onde hoje é responsável pela editoria de conteúdo e avaliações de produtos. Instagram: @flaviostm

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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