Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Flecha Azul: o rei das estradas

por Renato Bellote 17/11/2021
por Renato Bellote 17/11/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
CMA Scania Flecha Azul

Foto: Renato Bellote

Recentemente publiquei aqui na nossa coluna a matéria sobre o Mercedes-Benz 608 D Brucutu, exemplar que foi utilizado pela Polícia Militar de Minas Gerais para o combate de distúrbios civis. Esse segmento de pesados clássicos é realmente fascinante, tanto pela história quanto pela importância na evolução do segmento.

E hoje falaremos de um mito das estradas: o CMA Scania da Viação Cometa. Quem tem mais de 30 anos já viu, ouviu falar ou andou em um deles. Eles eram bonitos, cheios de estilo e extremamente rápidos na rodovia em uma época onde os radares fixos não existiam.

Aliás, vale observar que os Flecha Azul escreveram sua história nesse sentido. Foi um ônibus extremamente seguro e com motoristas bem preparados. Na matéria choveram histórias sobre as velocidades elevadas nas quais eles circulavam pelas estradas, cobrindo longos trechos em um tempo bastante rápido para um veículo rodoviário.

Seu painel de instrumentos merece um paragrafo à parte. Bastante completo traz todas as informações necessárias para o monitoramento do trem de força. Isso permitiria ao motorista saber exatamente como estavam pressão de óleo, dos freios e também o monitoramento geral do sistema.

Um dos segredos da excelente performance está no motor K113 com 11 litros, turbo e 362 cv, além dos 165 kgfm de torque. Nesse sentido ele trabalha com uma transmissão de seis velocidades, o que sempre gera sobra de desempenho na estrada. Vale ressaltar também o ronco castanhado desse propulsor tanto em marcha lenta quanto durante as acelerações, verdadeira sinfonia para os ouvidos.

Tive a grande felicidade de viajar nesses ícones do transporte em algumas ocasiões. Me lembro bem de uma delas onde estava sentado em um dos primeiros lugares, poltronas 3 e 4, e a viagem era de São Paulo até Araraquara. Visão privilegiada da estrada, dos detalhes do ônibus e também dos sinais feitos pelo motorista, os quais explicamos na matéria.

O modelo foi desenvolvido pela própria CMA e recebia atenção especial na Scania. Essa sem dúvida nenhuma é uma de suas características mais interessantes. A exclusividade do estilo, da carroceria de aço escovado e também da pintura fez dele um clássico que permanece eternizado através de apaixonados como o professor Humberto Liber, proprietário do exemplar da matéria e que está restaurando outros exemplares.

Veja também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2021/11/classico-mercedes-608-d-ja-combateu-manifestacoes-em-mg/

cmacometaflecha azulônibusscania
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Fiat Toro com motor turbo é mais ágil, mas ainda tem consumo alto
Próximo
Reservas do Palmeiras vão mal; do Flamengo vão bem

Você também pode gostar...

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados