O portal Mobiauto fez um levantamento que desenhou o comportamento do mercado de hatches seminovos do país. O mercado de seminovos sempre possui algumas particularidades que, quando analisadas, acabam interferindo na própria decisão de compra desses clientes. Com base em milhões de cliques mensais que vem dos anúncios, a start-up consegue fazer o levantamento desses dados.
De acordo com a pesquisa feita, o Onix 2019 é o carro que mais foi anunciado, com 19,04% de todas as ofertas desse segmento. Em seguida aparecem o Fiat Argo 2020 (12,25% dos anúncios) e novamente o Onix, mas o 2020 (9,88%).
Os hatches que despertam maior interesse no volume de cliques dos internautas (ou compradores) compõem rigorosamente a mesma ordem. “Essa é uma prova inequívoca de que a Mobiauto é um marketplace que inspira grande credibilidade junto aos compradores. Nossos anúncios despertam o interesse do comprador e isso pode ajudar a definir o modelo que será adquirido”, explica Sant Clair Castro Jr, CEO da Mobiauto e consultor automotivo. Veja a lista completa em anexo.
“Nunca houve uma comparação tão precisa, considerando o desafio de extrair esses cálculos, entre oferta e demanda de seminovos no Brasil. Estou muito orgulhoso do trabalho feito pela equipe”, afirma Castro Jr.
Com base nesse levantamento, os compradores e os vendedores conseguem ter um parâmetro, baseados na estatística de quais são os modelos mais fáceis de serem vendidos, comparando a equação oferta x procura.
Dessa forma, carros como Onix 2020, Joy 2020, Gol 2019 e 2020, além de Argo 2019, possuem um número de acessos percentualmente maior em relação ao volume de anúncios. Quanto maior for o delta em favor da procura, mais fácil – em teoria – será a venda daquele modelo.