O Land Rover Defender é um carro, ou melhor, um SUV que tem muita história pra contar. Marca preferida pela corte inglesa, é sinônimo de robustez, segurança, luxo e tradição. Para se ter uma ideia, a primeira geração dele ficou “apenas” por 68 anos no mercado.
Avaliamos sua segunda geração, o Defender 110 na versão SE e, no vídeo, te contamos tudo sobre cada detalhe dele. Começando pelo exterior, sua carroceria é em alumínio e plástico com faróis em full LED, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto que suporta até 168 kg quando equipado com pneus off-road. Quem usa esse SUV gosta de aventura e uma informação importante é a capacidade de imersão de 900 mm.
Além disso, ele tem espelho retrovisor com aquecimento, sensor de ponto cego e sensor anti-ofuscante. O estepe é do tipo full size, do mesmo tamanho dos demais e tem um botão onde se controla a altura da suspensão (pode baixar o carro para posicionar o engate). Outra comodidade que ele oferece é ter três fileiras ou sete lugares, com a possibilidade de rebaixar os bancos e assim, ir aumentando a capacidade de carga do porta-malas.
A motorização é um 2.0 turbo quatro cilindros que desenvolve a potência máxima de 300cv a 5.500 rpm e entrega torque de 40,8 kgfm na faixa entre 1.500 a 4.000 rpm, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. O porém é que é abastecido com gasolina, desempenhando um consumo de 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
A suspensão é pneumática, aquela que tem bolsas de ar e proporciona muito conforto ao absorver impactos do solo. Além disso, tem inúmeros itens de segurança como monitor de fadiga, sensor de ponto cego, alerta de colisão dianteira, frenagem autônoma, sensor de profundidade entre outros.
O grande senão é o preço, que consultamos em junho e, como ele está diretamente atrelado ao dólar, já custava mais de meio milhão de reais. A versão SE parte de R$511.950 e a versão HSE, R$534.950, fora os opcionais que vão de R$911 a R$10.169.