Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Vendas de importados sofrem queda de 12,2% em setembro

por Vagner Aquino 14/10/2021
por Vagner Aquino 14/10/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Mercado de veículos novos

Foto: Getty Images

A crise dos semicondutores ainda traz reflexos para o mercado brasileiro. Prova disso é a queda nas vendas de automóveis que, apesar da recuperação, ainda está longe do cenário ideal. E o segmento de importados, nesse sentido, não passou ileso. De acordo com a Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), em setembro, houve queda de 12,2% ante o mês de agosto.

Em números, foram licenciadas 6.149 unidades. Destas, 1.871 são importadas e outras 4.278 têm produção nacional. Quando comparado a setembro de 2020 (época ainda bastante afetada pela pandemia do novo Coronavírus), houve alta. Foram, no período, 6.124 vendas. Ou seja, aumento de 0,4%.

No acumulado do ano, mais queda. De acordo com a associação, os primeiros nove meses de 2021 registraram 19.795 unidades. Entre janeiro e setembro de 2020, no entanto, foram 19.857 emplacamentos de importados. Dessa maneira, mesmo com a retomada gradual da economia, o setor amargou baixa de 0,3% no respectivo período.

Já a produção nacional das associadas à Abeifa acumula, no mesmo intervalo de tempo, 35.241 unidades licenciadas contra 20.585 dos primeiros nove meses de 2020. A alta foi de 71,2%.

Mini Cooper S E 100% elétrico

Mini Cooper S E (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)

BMW e Mini de fora

Para o presidente da Abeifa, João Henrique Oliveira, “infelizmente essa situação (falta de semicondutores) deve perdurar pelos próximos meses”. Todavia, outro agravante contribuiu para a queda nas vendas, a desfiliação de BMW e Mini. “Trata-se de movimento natural. A BMW é sócia-cofundadora da Abeifa. Permaneceu por mais de 30 anos em nossos quadros. Primeiro como importadora, depois como fabricante”, relembrou Oliveira.

Mercado geral

Em relação ao mercado geral de automóveis e comerciais leves – que somou 142.354 unidades – a participação das associadas à Abeifa em setembro foi de 4,32%.

vendas

Foto: Reprodução

Se consideradas, no entanto, somente as unidades importadas, as associadas à entidade responderam por 1,3% do mercado interno brasileiro. Nesse sentido, as unidades nacionais, com 4.278 veículos, significaram 3% do market share. No acumulado de 2021, com 55.036 unidades, as associadas à Abeifa representam 3,74% do mercado.

agostoanoautomóveisBrasilchipscomerciais levescriseemplacamentosimportadosjaneiromercadoquedasegmentosemicondutoressetembrounidadesvendas
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

Anterior
Corinthians vence com pouca inspiração e Roger Guedes em posição desconfortável
Próximo
Fiat Pulse terá potência máxima de 130 cv e torque de T-Cross

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência