A Land Rover apresentou globalmente na noite de ontem a quinta geração do SUV Range Rover. Há 50 anos presente no mundo todo, o novo estilo é muito mais “clean”, com linhas fluidas, muito mais tecnológico e com maior conectividade.
Para o Brasil, o novo Range Rover vai chegar inicialmente com a versão especial First Edition, em 2022, com pintura SV Bespoke e acabamento Sunset Gold Satin além de outras opções de cores externas. A motorização que virá para cá será o potente powertrain P530 Twin Turbo V8 a gasolina e a opção D350 Ingenium seis cilindros em linha a diesel.
O novo Range Rover, no Reino Unido, conta com opções de motor a diesel, gasolina, híbrido-leve e plug-in, sendo essa última a mais potente por oferecer motor 3.0 seis cilindros associado a um propulsor elétrico que gera 510 cv de potência e 700 NM de torque, com transmissão automática de 8 marchas e tração integral com configuração para diversos tipos de terreno.A marca afirma que em 2024, pretende oferecer uma versão 100% elétrica do Range Rover.
“O Novo Range Rover é uma excelente manifestação de nossa visão de criar os veículos de luxo mais desejáveis do mundo, para os clientes mais exigentes. Ele escreve o próximo capítulo da história única de inovação pioneira que tem sido uma marca do Range Rover por mais de 50 anos.”, afirma Thierry Bolloré, CEO da Jaguar Land Rover.
As mudanças no design mostram luxo e sofisticação, fazendo valer a premissa de que menos é mais. Linhas retas, faróis em LED digital com qualidade semelhante a uma joia, pois a luz reflete e refrata as luzes diurnas. Os faróis de neblina dianteiros, radares dianteiros e sensores de estacionamento estão todos escondidos dentro da abertura inferior, que é descrita por um gráfico horizontal claro no cromo de cetim. Além disso, essa é a primeira vez que o Range Rover oferece uma opção de 7 lugares, pois conta com um entre-eixos 20 cm maior.
Na parte de trás a mudança no design foi expressiva, sendo definida por lanternas verticais envoltas num painel único Gloss Black, que integra as demais luzes funcionais, como por exemplo, os piscas.
Na parte interna, a marca escolheu opções sustentáveis oferecendo ao cliente várias opções de materiais e acabamento, incluindo têxteis inovadores e Ultrafabrics táteis, com uma nova opção de materialidade mais leve e gera apenas um quarto do CO² de couro tradicional.
Tudo foi feito pensando na melhor experiência para os usuários, assim, os alto-falantes estão presentes nos quatro principais pontos de apoio de cabeça, advindos do sistema de som Meridian Signature de 1.600W.
+ Leia também:
https://carsughi.uol.com.br/2021/09/land-rover-defender-v8-ganha-serie-007-bond-edition-limitada-a-300-unidades/
Para privilegiar o silêncio e conforto, o Range Rover conta com o sistema Active Noise Cancell de terceira geração que monitora vibrações nas rodas, ruído dos pneus e sons do motor transmitidos para a cabine e gera um sinal de cancelamento, que é reproduzido através dos 35 alto-falantes do sistema.
A conectividade é vista na tela curva e flutuante de 13,1 polegadas que fornece controle intuitivo das principais funções e, pela primeira vez em um Land Rover, a tela central será touchscreen. Com isso, os usuários podem sentir uma confirmação tátil sem a necessidade de olhar para a tela. Para os passageiros do banco de trás também estão disponíveis telas HD de 11,4 polegadas sensíveis ao toque e que podem ser operadas forma independente.
Outro item que merece destaque é a suspensão. O Range Rover foi o primeiro SUV de luxo a usar suspensão eletrônica a ar em 1992, e agora ele continua essa linha combinando o sistema Dynamic Response Pro e a suspensão preventiva, que utilizam os dados de navegação eHorizon para ler a estrada à frente e preparar a suspensão para fornecer respostas perfeitas. Além disso, essa tecnologia funciona em conjunto com a função Adaptive Cruise Control com assistente de direção para suavizar os movimentos corporais resultantes de mudanças bruscas de velocidade. A suspensão independente garante um passeio tranquilo e luxuoso e traz o primeiro eixo traseiro de cinco braços da Land Rover, que isola a cabine de imperfeições superficiais de forma mais eficaz do que nunca usando molas de ar avançadas.
Está previsto o lançamento do novo Range Rover no Brasil para o primeiro semestre de 2022 e, na época, o preço será revelado. Sabe-se que no Reino Unido, o preço de lançamento é a partir de £94,400, o que representa no câmbio atual R$ 722.160 (libra esterlina cotada a R$ 7,65 em 26/10).
Sob o capô, o novo Range Rover conta com opções a gasolina, a diesel e híbridas-leve e plug-in. A mais potente dentre as versões híbridas plug-in associa um motor 3.0 seis cilindros a um propulsor elétrico para oferecer 510 cv e 700 Nm de torque. Em todas as versões, o câmbio é um automático de 8 marchas e a tração integral conta com o sistema Terrain Response, que oferece diferentes configurações dependendo do tipo de terreno.
Para 2024, a Land Rover pretende oferecer uma versão totalmente elétrica do Range Rover, que será o primeiro carro zero emissões da montadora inglesa.