Aconteceu hoje a entrega dos prêmios da Agência Autoinforme que pesquisa o valor de depreciação ou de revenda que os carros sofrem depois de um ano. Em função da pandemia, aconteceu algo absolutamente atípico.
Com índice de 17,2% de valorização, depois de um ano de uso, o Hyundai HB20 foi o automóvel melhor avaliado na 8ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, da Agência Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, que este ano contou com 17 categorias e o campeão geral.
Todos os modelos vencedores obtiveram índices positivos, diante da realidade adversa do mercado interno brasileiro, por conta da falta de veículos 0 km, provocada por desabastecimento de insumos (semicondutores, em especial), e, na outra ponta, a supervalorização de veículos seminovos, devido à elevada demanda.
“Além de todos vencedores das 17 categorias terem anotado índices positivos, dos 126 modelos pesquisados, 101 também registraram valorização e apenas 25 obtiveram índices de depreciação”, explica Joel Leite, idealizador da certificação, para quem, tão logo a indústria volte à normalidade produtiva, a depreciação veicular também retornará. “Executivos do setor automotivo brasileiro afirmam que o abastecimento de insumos só retorna ao normal no segundo semestre de 2022. Diante dessa previsão, muito provavelmente em nossa 9ª edição do SMVR-Autos também verificaremos índices de valorização, e não de depreciação”, argumenta Leite.
Dezessete modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2021 em suas categorias: Renault Kwid (Entrada + 14,5%), Nissan Leaf (Elétrico + 11,8%), Hyundai HB20 (Hatch Compacto + 17,2%), BMW Série 1 (Hatch Premium + 12%), Volvo XC40 Hybrid (Híbrido + 13,2%), Honda Fit (Monovolume/Minivan + 13,3%), Fiat Strada (Picape Pequena + 14,3%), Fiat Toro (Picape Compacta + 12,3%), Ford Ranger (Picape Média + 16,1%), Fiat Grand Siena (Sedã Entrada + 12%), Hyundai HB20S (Sedã Compacto + 15,7%), Honda Civic (Sedã Médio + 12,9%), Honda Accord (Sedã Grande + 4,6%), Volkswagen Nivus (SUV Entrada + 10,5%), Chevrolet Tracker (SUV Compacto + 15,9%), Volkswagen Tiguan (SUV Médio + 11,5%) e Toyota SW4 (SUV Grande + 16,1%).
A pesquisa considerou os 126 modelos zero km mais vendidos, de 20 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 8ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, foram analisados modelos das marcas Caoa Chery, Citroën, Jeep, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mitsubishi, Peugeot e Suzuki.
Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, do Departamento de Pesquisa da Agência Autoinforme, “a depreciação, ou a valorização, depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo”.