Com chegada prevista para o comecinho de 2022, na China, o Honda HR-V com motorização elétrica já deu as caras na mídia. O SUV terá duas versões de acabamento: e:NS1 e e:NP1. No Brasil, ainda é incógnita, afinal, a marca prefere não falar em planos futuros.
Mesmo após flagras do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China – que obriga o registro das imagens para homologação dos veículos -, o design definitivo foi revelado só agora. Basicamente, trata-se da terceira geração do HR-V, entretanto, com algumas modificações.
A grade do radiador, por exemplo, não existe (o item é desnecessário em modelos elétricos, que não precisam resfriar o motor). No lugar, um tampão preto que por sua vez dá acesso ao compartimento de recarga. Na parte de trás, nada do emblema da Honda. Ali, a marca preferiu optar pelo nome da fabricante por extenso, em letras garrafais.
Interior e equipamentos
Da porta para dentro, o HR-V elétrico recebeu mudanças. O quadro de instrumentos é digital de 10,2 polegadas e a central multimídia tem tela vertical (como na Ram 1500 e na gama Volvo, por exemplo) de 15,2 polegadas. Nesse sentido, console, painel, volante e até as saídas de ar foram redesenhados.
Sobre a lista de equipamentos, a marca preferiu não adiantar detalhes. Contudo, sabe-se que o HR-V terá sistemas de condução semiautônoma com auxílio de inteligência artificial e atualizações de software via nuvem. Ou seja, nada de ir às concessionárias para realizar o procedimento.
Informações apontam que o SUV elétrico poderá gerar 182 cv ou 201 cv, dependendo da versão de acabamento. A velocidade máxima, entretanto, ficará limitada aos 150 km/h. E, mesmo sem especificar a bateria utilizada, já é sabido que a autonomia máxima do SUV deve ser de 500 km com uma única carga da bateria.
Em paralelo, a Honda revelou sua nova estratégia global de plataformas para veículos elétricos. Entre elas, possibilidade de tração integral ou traseira com o uso de um ou dois motores. Resta aguardar pelos próximos capítulos.