Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FerrariIndustria Automobilistica

Ferrari 308: ícone italiano

por Renato Bellote 01/10/2021
por Renato Bellote 01/10/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ferrari 308

Foto: Renato Bellote

Hoje falarei de Ferrari aqui na coluna, uma combinação muito interessante para este espaço e também para o portal. A marca italiana, sem dúvida nenhuma, está no imaginário popular por diversas razões, boa parte delas de ordem emocional.

A história de Enzo Ferrari começou em outra marca pela qual tenho um apreço muito especial. Em seus anos de Alfa Romeo o jovem mecânico promissor desenvolveu habilidades e também outros ingredientes essenciais para o seu maior objetivo: construir seu carro e vencer corridas.

A ligação da Ferrari com Alfa Romeo é tão forte que, após efetivamente criar um modelo vencedor, Enzo comentou que vencer um carro de sua antiga casa era como “matar a própria mãe”. Desse modo é possível afirmar que as marcas sempre tiveram essa irmandade.

Durante vários anos a Ferrari existia para as pistas. Os carros de passeio da marca eram apenas algo feito sob medida para financiar a maior paixão do Comendador. Sem sombra de dúvida seu espírito estava ligado às pistas, às corridas e ao som dos motores em alta rotação.

A partir da década de 70 isso começou a mudar. O mercado pedia novos modelos e também havia um público potencial muito grande. Apesar das histórias sempre falarem sobre a escolha pessoal de Enzo dos compradores de seus carros a ideia de abrir o leque parecia – e efetivamente era – extremamente rentável.

O exemplar da matéria é uma evolução do que foi lançado nessa época. A 308 GTSi e mesclava o desenho primoroso do estúdio Pininfarina com o motor V8 entre-eixos que criaria um novo estilo de Ferrari e que permanece até os dias de hoje.

A sensação de guiar uma macchina é sempre especial. Alguns ingredientes fazem parte deste tempero italiano, entre eles o som do motor mais ardido e a combinação de vermelho com estofamento bege. Mas o som mais característico que toca a alma é o das marchas passando pela grelha do câmbio manual. Um abraço e até a próxima semana!

Leia também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2021/09/chevrolet-suprema-foi-absoluta-em-luxo-e-conforto/

308 GTSiBelloteFerrariferrari 308Pininfarinavídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Times brasileiros dominam a América do Sul
Próximo
VW aposta em elétricos, sem descartar híbridos

Você também pode gostar...

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo