Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Volkswagen apresenta no Brasil seus modelos 100% elétricos, ID.3 e ID.4

por Claudia Carsughi 30/09/2021
por Claudia Carsughi 30/09/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Volkswagen ID.3 e ID.4

Volkswagen ID.3 e ID.4 (Foto: Divulgação/VW)

O tema do momento é a mobilidade sustentável e a Volkswagen segue firme nesse sentido, tendo iniciado desde 2019 a estratégia de eletrificação e, assim, apresentou os modelos 100% elétricos da família ID., o ID.3 e o ID.4, pela primeira vez na América Latina, que já são sucesso em países da Europa, nos Estados Unidos e na China.

“Os clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Dentro da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. “Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável”, completa o executivo.

Quando falamos em América Latina, não podemos deixar de dar relevância ao Uruguai, país escolhido para acolher o lançamento do e-up!, agora em 2021, totalmente elétrico e lançado nesse lugar devido ao fato do Uruguai ter uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Para o Brasil, ficou ser escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.

“As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives”, explica Thomas Owsianski, Presidente e CEO da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul. “Assim, a Volkswagen reforça seu posicionamento como a marca mais atrativa para uma mobilidade sustentável nos principais mercados globais”, destaca.

ID.3 e ID.4: o futuro é agora

Os ID.3 e ID.4 são montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen e todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. Outro fator crucial é a utilização para motorista e passageiros do compartimento, que em um carro à combustão seria ocupado pelo motor.

Um dos pontos que mais chamam a atenção, seja no ID.3 ou no ID.4, é, sem dúvida o visual, que se destaca pelas suas proporções únicas, que possibilitaram aos designers da marca aplicar linhas limpas, puras e modernas. O interior também reestabelece novos parâmetros na indústria automobilística mundial, não apenas pelo acabamento com materiais que agregam requinte, mas principalmente pelo amplo e prático espaço interno.

“Um dos desafios do projeto ID. era fazer com que os modelos não se parecessem com veículos à combustão. E nós conseguimos isso de uma maneira muita especial. As rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos. Isso sem falar no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite”, explica o brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen e que teve participação direta na criação dos dois modelos.

Com relação à motorização, um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos e a autonomia pode variar de 330 km a 550 km, sendo que um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).

Os modelos ID. contam com o uso de realidade aumentada como tecnologia, contando com head-up display, com informações projetadas no para-brisa, podendo projetar uma série de dados em 3D sobre segurança, navegação e outras funções do carro.

▶︎ Acompanhe o Canal Carsughi no YouTube:

elétricoeletrificaçãoid 3id 4VolkswagenVWvw id
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Duelo de campeões: Flamengo reencontrará Palmeiras na final da Libertadores
Próximo
Times brasileiros dominam a América do Sul

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência