O tema do momento é a mobilidade sustentável e a Volkswagen segue firme nesse sentido, tendo iniciado desde 2019 a estratégia de eletrificação e, assim, apresentou os modelos 100% elétricos da família ID., o ID.3 e o ID.4, pela primeira vez na América Latina, que já são sucesso em países da Europa, nos Estados Unidos e na China.
“Os clientes da nossa região podem agora conhecer o que existe de mais moderno em eletrificação da marca Volkswagen no mundo”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Dentro da estratégia de descarbonização da Volkswagen, que visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050, modelos elétricos vão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região. “Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável”, completa o executivo.
Quando falamos em América Latina, não podemos deixar de dar relevância ao Uruguai, país escolhido para acolher o lançamento do e-up!, agora em 2021, totalmente elétrico e lançado nesse lugar devido ao fato do Uruguai ter uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Para o Brasil, ficou ser escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.
“As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives”, explica Thomas Owsianski, Presidente e CEO da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul. “Assim, a Volkswagen reforça seu posicionamento como a marca mais atrativa para uma mobilidade sustentável nos principais mercados globais”, destaca.
ID.3 e ID.4: o futuro é agora
Os ID.3 e ID.4 são montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen e todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. Outro fator crucial é a utilização para motorista e passageiros do compartimento, que em um carro à combustão seria ocupado pelo motor.
Um dos pontos que mais chamam a atenção, seja no ID.3 ou no ID.4, é, sem dúvida o visual, que se destaca pelas suas proporções únicas, que possibilitaram aos designers da marca aplicar linhas limpas, puras e modernas. O interior também reestabelece novos parâmetros na indústria automobilística mundial, não apenas pelo acabamento com materiais que agregam requinte, mas principalmente pelo amplo e prático espaço interno.
“Um dos desafios do projeto ID. era fazer com que os modelos não se parecessem com veículos à combustão. E nós conseguimos isso de uma maneira muita especial. As rodas são grandes, a distância entre os eixos bem longa e os balanços dianteiro e traseiros curtos. Isso sem falar no design exclusivo de faróis e lanternas, que garantem tanto ao ID.3 quanto ao ID.4 características exclusivas, seja pela manhã ou durante a noite”, explica o brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen e que teve participação direta na criação dos dois modelos.
Com relação à motorização, um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima, números equivalentes a muitos carros esportivos e a autonomia pode variar de 330 km a 550 km, sendo que um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).
Os modelos ID. contam com o uso de realidade aumentada como tecnologia, contando com head-up display, com informações projetadas no para-brisa, podendo projetar uma série de dados em 3D sobre segurança, navegação e outras funções do carro.