O Grande Prêmio da Itália fez jus à expectativa de muita disputa e incluiu algumas surpresas. A mais clamorosa foi protagonizada por Verstappen, que não largou bem, perdendo o lugar para Ricciardo e depois, acabou batendo em Hamilton na 26ª volta, tirando dois protagonistas da corrida.
Isso, de certa forma, abriu caminho para Ricciardo consolidar sua liderança, mantendo-a até o final e fazendo, com 2º lugar de Norris, uma dobradinha que poucos teriam imaginado.
Um destaque especial cabe a Bottas, que tinha conseguido a pole na classificação de sexta e na classificação Sprint de sábado mas que, por ter trocado seu motor, foi obrigado a largar na última fila. Isso valoriza ainda mais sua corrida de recuperação, que lhe permitiu chegar ao pódio.
Another hugely dramatic moment in the Verstappen/Hamilton title battle ??#ItalianGP ?? #F1 pic.twitter.com/P4J4bN6wX2
— Formula 1 (@F1) September 12, 2021
No acidente ocorrido entre Hamilton e Verstappen, em minha opinião, a culpa foi total do piloto holandês. Hamilton tinha a precedência na curva e Verstappen forçou uma ultrapassagem claramente impossível. Não se pode dizer que isso tenha sido devido a jovem idade do piloto porque ele já acumula experiência suficiente para não cometer erros desse tipo.
Esse acidente mostrou que os severos critérios de segurança introduzidos nos últimos tempos se revelaram uma vez mais eficientes, salvando a vida de Hamilton que, num acidente semelhante 20 ou 30 anos atrás, provavelmente poderia ter sido fatal.
Confira o resultado do Grande Prêmio da Itália:
An incredible race ?
A day to remember for @McLarenF1 ?#ItalianGP ?? #F1 pic.twitter.com/bBSFf12SpI
— Formula 1 (@F1) September 12, 2021