A Peugeot, uma das marcas mais tradicionais do mercado, com mais de 200 anos de história, traz mais um lançamento para seu portfólio e dessa vez é para a linha 208, lançando hoje o e-208 GT, a versão do seu já conhecido 208 que passou por grande reestilização há pouco, agora 100% elétrico.
Nesse primeiro momento, o Peugeot e-208 GT estará disponível apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas em breve, deve estar presente nas outras cidades.
Ele entrega 260 Nm de torque imediatos (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW), que permite acelerar de 0 a 100km/h em 8,3 segundos. Ele oferece três modos de condução, de acordo com a necessidade do motorista, sendo o modo “Eco”, que tem como foco a otimização da autonomia; o “Drive”, que é indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia e o “Sport”, que prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximos.
A esse motor, está acoplado um câmbio tipo joystick que oferece cinco modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B Mode, onde, esse último atua de modo a garantir regeneração da bateria, otimizando a autonomia do veículo. O motorista pode escolher entre “moderado”, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e “aumentado”, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador.
Outro ponto de extrema importância quando falamos de carros elétricos é a capacidade da bateria, que nesse caso é de 50 kWh e oferece a possibilidade de percorrer até 340 km com carga completa no ciclo WLTP. O carregamento pode ser feito em tomadas convencionais tipo residenciais ou em carregadores rápidos, através de um plug, que fica localizado no mesmo ponto onde o carro à combustão é abastecido.
Assim, o Peugeot e-208 GT pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que, na prática, significa recuperar cerca de 270 km de autonomia) – os dados de utilização e consumo da bateria e do powertrain elétrico são ilustrados no painel. A bateria tem 8 anos de garantia, com limite de kilometragem de 160 mil km.
Poder de carga | Tempo previsto (bateria kW a 80%) |
---|---|
1,8 kW (tomada doméstica) | 24h56 |
11 kW / 22 kW | 04h03 |
7,4 kW | 06h02 |
50 kW | 53 minutos |
100 kW | 30 minutos |
A WEG dará aos primeiros 20 compradores do Peugeot e-208 GT, totalmente grátis, uma estação de recarga. Ela é a empresa escolhida e certificada pela Peugeot para comercializar essas estações.
Além disso, foram criadas Ecovagas, projeto idealizado pela rede Estapar de estacionamentos e pela Enel X, para oferecer serviço de recarga nos postos de carregamento elétrico da rede de forma totalmente gratuita (sem qualquer custo adicional a tarifa de estacionamento do local). Hoje a rede conta com 150 postos de recarga com plug padrão americano, tipo 2. Até o fim do ano a expectativa é que cheguem a 200 pontos, tendo como foco aeroportos, hospitais, shoppings, prédios comerciais, inclusive fora da rede Estapar. Para ter acesso a essa rede, o cliente poderá contar com o suporte da plataforma CART, que, por meio de um aplicativo, mostra ao usuário os pontos de recarga ativos.
Na primeira fase, as estações de recargas estão instaladas em 23 cidades em 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).
O valor de lançamento do Peugeot e-208 GT 2022 é de R$ 244.990.