A Citroën anunciou para o primeiro trimestre de 2022 o novo C3, que é o primeiro modelo do projeto “C-Cubed” – apresentado em 2019 – que prevê o lançamento de uma família de três veículos com foco no mercado internacional até 2024, baseados em três critérios essenciais: criar uma oferta competitiva, com um estilo forte; uma experiência Citroën pensada para o bem-estar a bordo e concebida para adaptar-se às especificidades dos países a que se destina.
Assim, o novo Citroën C3 foi pensado para atender às necessidades do mercado da América do Sul e para isso, a marca trabalhou com equipes locais para fazer um carro sob medida para esse mercado.
“O projeto C-Cubed vai inaugurar um novo capítulo da história da Citroën na nossa região. Teremos três veículos totalmente novos nos próximos três anos, desenvolvidos em grande parte por nossas equipes e produzidos na América do Sul, reforçando cada vez mais nossa conexão com nossos clientes. Além disso, esses veículos vão se beneficiar de toda a experiência e sinergias que temos agora como Stellantis”, disse Antonio Filosa, COO da Stellantis na América do Sul.
Uma das mudanças por que ele passou foi a altura livre do solo, que ficou mais elevada para evitar choques nos mais diversos tipos de pisos que temos em nosso território, assim como os ângulos de entrada e saída que também aumentaram, a fim de oferecer um carro mais robusto. Outra mudança totalmente customizada foi a definição dos para-choques que estão de acordo com as calçadas mais altas de nossa região.
Interior
Na parte de dentro, o novo C3 tem um painel horizontal, central multimídia com tela touch screen de 10″, que proporciona espelhamento para os aplicativos exibidos no smartphone do motorista e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
“Nosso Novo C3 se inspira nos clientes da nossa região para oferecer uma solução incomparável que representa plenamente a identidade da Citroën. A nossa ambição é oferecer um veículo versátil e moderno, com equilíbrio para entregar tudo o que os clientes necessitam e manter os preços em um nível competitivo. Para isso, as equipes locais participaram plenamente da concepção, do desenvolvimento e da produção do modelo”, afirmou Vanessa Castanho, Head da Citroën na América do Sul.
A motorização será 1.6 de 118 cv e 15,5 kgfm de torque, com a possibilidade de vir a receber também o motor 1.0, o mesmo que vai estrear no Fiat Pulse com cerca de 120 cv e 20 kgfm de torque. Fala-se ainda que existe a possibilidade de futuramente ganhar também uma versão 100% elétrica.
Como dissemos acima, o novo Citroën C3 vai chegar no primeiro trimestre de 2022, num reposicionamento da marca para o Brasil, Argentina e também incluindo países estratégicos como Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Equador, entre outros.