Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Sonho britânico: Ineos Grenadier, de Jim Ratcliffe

por Flávio Verna 25/08/2021
por Flávio Verna 25/08/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
INEOS Grenadier

Foto: Divulgação/INEOS Grenadier

Sir Jim Ratcliffe foi considerado o homem mais rico do Reino Unido pela revista Forbes e mesmo com toda essa fortuna, não conseguiu comprar o brinquedo que queria chamar de “seu”: a marca e direitos sobre o modelo Defender da Jaguar Land Rover.

Decidiu construir o seu sonho, já que não conseguiu comprá-lo, mas desta vez com a vantagem de usar sua própria marca para construir seu próprio Defender, ‘ops’ não, seu próprio Ineos Grenadier. Como a semelhança com o antigo Defender é notável, foi processado pela Jaguar Land Rover por plágio, após mais de um ano na justiça, o escritório de propriedade intelectual do Reino Unido recusou a denúncia da JLR e autorizou Sir Jim a continuar na realização de seu sonho.

Como dinheiro não lhe faltava, colocou sua equipe dedicada ao desenvolvimento do Grenadier que ganhou forma e evoluiu, e em julho/21 revelaram todo o seu interior com acabamento interno de primeira.

Na contramão da maioria, não esconde suas direções, tão pouco seu design e ainda diz querer levar as pessoas junto nessa jornada de construção da nova marca de automóveis, Ineos, que promete rodar quase 2 milhões de quilômetros em testes só com o Grenadier.

O maior atrativo do modelo será a facilidade em customizar, já que a marca diz ser possível usar acessórios como no antigo Defender, no sistema “plug and play”, ou seja, desembalar e instalar sem a necessidade de nenhuma adaptação. Como existem muitas modalidades de uso para este tipo de veículo, cada um poderá preparar o seu conforme sua necessidade e inclusive utilizar algo que já tenha do antigo Defender, já que vários acessórios serão compatíveis.

INEOS Grenadier

Foto: Divulgação/INEOS Grenadier

O Grenadier está nascendo para ser um utilitário resistente e capaz de chegar a qualquer lugar, e para isso, vários componentes foram pensados para seu melhor desempenho no off-road, como na suspensão, freios, bloqueios, além de boa altura de solo, aliado a excelentes ângulos de ataque e saída, assim como já encontrados no antigo Defender.

Tudo indica que as primeiras unidades serão equipadas com motores BMW 3.0 6 cilindros com caixa ZF de 8 velocidades, que inclusive usa a mesma manopla de marchas, como é possível ver nas fotos. Versões elétricas e inclusive movidas a hidrogênio estão bem adiantas, projeto em parceria com a Hyundai Motors.

INEOS Grenadier

Foto: Divulgação/INEOS Grenadier

Apesar de o design externo remeter ao modelo da Land Rover, o Grenadier consegue demonstrar sua personalidade em vários detalhes, como por exemplo as barras no teto com alças que dispensam o uso de um bagageiro e pode transportar cargas e fixá-las com segurança. Proteção emborrachada em pontos críticos, como próximo as maçanetas externas e em outros pontos do carro. Várias melhorias que já encontramos no novo Defender, porém aqui há sempre a intenção de simplificar o máximo possível, para caso haja necessidade de um reparo de emergência, seja feito por um profissional mesmo que não tão qualificado.

Pelas imagens internas fica clara essa ideia e ainda mostra que não precisa faltar tecnologia como por exemplo multimídia de qualidade, conectividade e ainda oferece informações que estamos acostumados a ver no cluster, atrás do volante, e lá só tem uma telinha minúscula que não sei o que mostra, mas melhora muito a visão frontal para o motorista e eu gostei.

Outro destaque para a alavanca da caixa de transferência: mecânica e não acionada por um botão, aumentando sua confiabilidade.

Botões são inúmeros, no teto, as duas primeiras linhas acredito que sejam para tomadas externas, guincho e outros acessórios com amperagens diferentes. As outras duas subseqüentes são as que mais gostamos, bloqueio de diferencial dianteiro e traseiro. Modo offroad para montanhas ou alagados. Controle de tração e descida, além de controles das iluminações externas.

INEOS Grenadier

Foto: Divulgação/INEOS Grenadier

Há também botão de chamada de emergência, controle das luzes internas e indicadores dos airbags dianteiros. Quase como um Easter egg, o desenho do Grenadier mostra suas dimensões e medidas. Reparem que esta placa de botões divide o teto solar em duas partes, preservando o console central, esse mesmo que revela o investimento em tecnologia, como o sistema ‘start-stop’ e park assist, mas precisa girar a chave para dar partida no motor, assim como o freio de mão por alavanca, o que me faz pensar que é para evitar mesmo problemas em componentes básicos. Abaixo do multimídia um relógio com bússola.

Em resumo, esse deve ser concorrente em primeiro lugar para o novo Defender, mas também uma excelente opção para os aventureiros mais radicais, que rodam nos desertos, geleiras e nos mais remotos, seja para trabalhar ou para desbravar.

Leia também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2021/07/novidades-no-mercado-brasileiro-das-picapes/

@FlavioVerna4x4

Defendergrenadierineosland roveroff roadSUV
Flávio Verna

Flávio Verna, com formação acadêmica em tecnologia e comunicação para web, possui mais de 20 anos de experiência no segmento automotivo em diversas áreas, com especialização em off road. Há 12 anos colabora com o maior Portal Off road da América Latina - 4x4 Brasil - onde hoje é responsável pela editoria de conteúdo e avaliações de produtos. Instagram: @flaviostm

Anterior
Preços da gasolina e do etanol sobem de novo no início de agosto, aponta Ticket Log
Próximo
Novo Citroën C3 estreia em 16 de setembro e é flagrado rodando em Betim (MG)

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência