Há exatos 13 anos, a Ford adquiriu a Troller e uma das razões dessa aquisição foram os incentivos fiscais que recebeu, tendo seu nome incluído no regime especial de tributação para montadoras instaladas no Nordeste, que valeu também para a fábrica de Camaçari (BA), que fechou completamente as portas no dia 12 de maio desse ano.
Assim, na época, foi extremamente vantajoso para a Ford, que produzia por lá seus modelos de maior volume, o EcoSport e o Ka. Por um momento, especulou-se que a Ford iria vender a marca Troller e os direitos de produção do T4, seu único modelo. Porém, não foi isso que se constatou. A Ford anunciou nessa semana, no dia 9 de agosto, o fim das operações, surpreendendo a todos, especialmente os aproximadamente 470 funcionários da fábrica na cidade Horizonte (CE).
Dessa forma, somando os 4.000 demitidos em Camaçari com os 470 em Horizonte, a Ford saiu do Brasil e a Troller deixou de existir. O UOL Carros conta que conversou com o Sr. Maia Júnior, titular da Sedet (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará) e o mesmo informou que tinha sido acertada a venda da marca e das instalações para uma empresa norte-americana, no entanto, recebeu um telefonema de Rogélio Golfarb, vice-presidente da montadora, dizendo que as negociações foram suspensas por ordem da matriz nos Estados Unidos.
“Continuaremos firmes na busca de entendimentos para que a Ford reflita que esta posição tomada pela matriz é indesejada por nós. A marca Troller não é mundial, foi criada por cearenses! Esperamos que a Ford americana e a do Brasil não prejudiquem o desenvolvimento do Ceará e os trabalhadores cearenses”, ressaltou Maia Júnior, afinal, é um carro brasileiro.