Os treinos desta sexta-feira, com vistas ao Grande Prêmio da Áustria de domingo, mostraram uma Mercedes à frente da Red Bull no segundo treino livre, invertendo aquilo que tinha ocorrido no primeiro treino, mas com tempos melhores. De qualquer forma, isso ainda não pode constituir a base de um prognóstico seguro para aquilo que vai ocorrer domingo na corrida.
Treino Livre 1
No primeiro treino, Verstappen foi o mais rápido, seguido a dois décimos das duas Ferraris de Leclerc e Sainz, respectivamente.
Estiveram presentes também pilotos da Fórmula 2, Guanyu Zhou e Roy Nissany, pela Alpine e Williams, respectivamente, com destaque para o primeiro que obteve a 14ª posição, pouco mais de 4 décimos atrás de Esteban Ocon. O piloto chinês atualmente lidera o mundial da F2. Também pudemos ver na pista Callum Ilott, piloto reserva e de testes da Alfa Romeo e Ferrari.
+ Leia também: A F1 encontrou uma nova protagonista: Red Bull. Por que a equipe ficou mais competitiva em 2021?
FP1 FULL RESULTS ?#AustrianGP ?? #F1 pic.twitter.com/FNFZU0LQfQ
— Formula 1 (@F1) July 2, 2021
Treino Livre 2
A superioridade mostrada pela Mercedes não apenas com Hamilton, que foi o primeiro, mas também com Bottas, que foi o segundo, pode causar certa surpresa e cria expectativa para o treino classificatório desse sábado, onde saberemos se essa impressão inicial se consolidará ou não.
Pode surpreender o fato da Ferrari ter tido tempos piores do que no primeiro treino. Mas isso, em minha opinião, indica que, no segundo treino, os carros de Maranello já rodaram na configuração de corrida, o que permitiria dar a seus engenheiros interessantes indicações de como regular o carro para o GP. Isso, inclusive, é ratificado pelo fato de que a Alfa Romeo de Giovinazzi, que utiliza o mesmo motor Ferrari, ter conseguido ficar em 10º, bem à frente dos dois carros da equipe italiana, que ocuparam a 13ª e 16ª posição.
Uma surpresa, em parte, foi o bom desempenho da Aston Martin, 4ª e 5ª, à frente das duas AlphaTauri.
FP2 CLASSIFICATION
A solid day of running for Mercedes, Aston Martin and AlphaTauri ?#AustrianGP ?? #F1 pic.twitter.com/xpRhwM6WOm
— Formula 1 (@F1) July 2, 2021
Teste de nova composição de pneus Pirelli
A jornada dessa sexta-feira mostrou também o teste dos novos pneus trazidos pela Pirelli, que se forem aprovados, irão entrar em cena já no próximo GP, em Silverstone. O objetivo em colocar à disposição uma nova construção traseira para os pilotos foi avaliar sua eficácia e melhorar ainda mais a robustez. Eles incorporam alguns elementos que foram usados no desenvolvimento dos pneus de 18 polegadas de 2022 da Fórmula 1.