O Grande Prêmio da Estíria, disputado em 71 voltas do circuito de Spielberg, apresentou a vitória do favorito Verstappen, que com sua Red Bull, solidificou a liderança no campeonato de pilotos, com 156 pontos contra 138 de Hamilton, assim como no campeonato de construtores. Mas o número mais clamoroso é o da diferença entre ele e Hamilton ao término da corrida: nada menos que 35 segundos e 743 milésimos. A vantagem de Verstappen era de pouco mais de 17 segundos até a volta 70 e depois claramente aumentou no momento que Hamilton parou para trocar de pneus e fazer a volta mais rápida, que lhe valeu 1 ponto extra na classificação do mundial.
Entre os pilotos fora desse duelo Red Bull x Mercedes e mais especificamente, entre os dois líderes de cada equipe, cabe um destaque para aquele que muitos consideraram o piloto da corrida, Charles Leclerc. Já na primeira volta, teve um toque, quebrou o spoiler dianteiro, foi obrigado a um pit stop imediato e assim mesmo, conseguiu chegar em 7º lugar. Se para Leclerc tudo ainda saiu de uma forma relativamente satisfatória, quem perdeu tudo foi Gasly, que não teve mais chance nessa corrida após o toque com o monegasco.
Unlucky Pierre Gasly ?#StyrianGP ?? #F1 pic.twitter.com/o6nriLw1QO
— Formula 1 (@F1) June 27, 2021
Vale ainda lembrar a disputa entre Bottas e Perez, com o mexicano tentando primeiro chegar após seu segundo pit stop e depois superar o finlandês para subir ao pódio. Possivelmente, tendo em vista o estado dos pneus traseiros de Bottas, se tivéssemos tido mais umas 5 ou 6 voltas, Perez teria conseguido seu objetivo. Ainda tivemos a boa atuação do veterano Kimi Räikkönen, que largou em antepenúltimo lugar e conseguiu receber a bandeirada em 11º, embora isso não lhe tenha dado a possibilidade de marcar pelo menos um ponto.
Do ponto de vista técnico, fica uma dúvida com relação ao desgaste de pneus. Será que a Mercedes gasta mais pneus que a Red Bull? Isso talvez venha a ter uma resposta nesse mesmo circuito no próximo domingo, quando a Pirelli vai fornecer um composto mais macio.
Para garantir maior confiabilidade a seus pneus, a Pirelli vai testar uma nova construção de pneus traseiro que, se for aprovado pelos pilotos nos treinos livres da próxima sexta-feira (2 de julho), na qual cada piloto terá dois jogos desses novos pneus disponíveis para uso durante qualquer sessão, já será utilizado no GP seguinte, em Silverstone. A nova construção traseira incorpora alguns elementos que foram desenvolvidos para uso nos mais recentes pneus de Fórmula 1 de 18 polegadas de 2022.
Confira o resultado completo do GP da Estíria de Fórmula 1: