A Itália está na final da Euro! De volta à primeira classe do futebol mundial, os italianos fizeram uma campanha espetacular, esbanjando organização e eficiência. Contudo, isso não foi tão nítido na semifinal da competição.
O jovem time da Espanha jogou melhor. A Itália fez 1 a 0, explorando a linha alta da defesa espanhola, e depois cedeu a bola ao adversário. A partir disso, a equipe de Luis Enrique passou a dominar a partida, e a de Mancini, jogando à moda antiga, sofreu o empate.
Mesmo derrotada nos pênaltis, a Espanha jogou melhor. Com toques rápidos pelo meio, conseguiu fazer pelo menos três jogadas de infiltração contra a zaga da Juve.
A nova geração espanhola dá novas esperanças, e mostra que tem muito a evoluir, em curto prazo, até o próximo mundial. A próxima competição para observarmos os espanhóis com atenção são os Jogos Olímpicos — seis jogadores que disputaram a Euro foram convocados para Tóquio.
Quanto à Itália, trata-se de uma campanha impecável. Oscilou nas oitavas e na semifinal, mas não perdeu. Detém uma sequência histórica: está há 33 jogos invicta, a dois jogos de igualar o recorde de Brasil e Espanha.
Amanhã, aguardará o vencedor de Dinamarca e Inglaterra; mas por hoje, restam comemorações pela volta ao hall das principais seleções do mundo.