Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

F1 apresenta oficialmente o carro de 2022; confira as mudanças

por Claudio Carsughi 15/07/2021
por Claudio Carsughi 15/07/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Protótipo do carro da F1 de 2022

Foto: Divulgação/F1

Em Silverstone, onde tudo começou em maio de 1950, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 escreveu uma nova página ao apresentar o primeiro protótipo, em tamanho real, da próxima geração de carros. Já havíamos visto algumas imagens vazadas, mas existem algumas diferenças dessas imagens para o carro apresentado hoje.

De uma forma geral pode-se dizer que os novos carros da F1 terão incrementado o “efeito solo”, isto é, a capacidade de gerar uma pressão aerodinâmica que faça aumentar a aderência dos carros. E fazer isso não através de aerofólios mas com o adequado desenho da parte inferior do carro, além da utilização de mini-saias laterais.

Protótipo do carro da F1 de 2022

Foto: Reprodução/Twitter @HaasF1Team

A grande mudança, contudo, é representada pela maior incidência da carga aerodinâmica obtida na parte inferior do carro com relação à carga total. Isto foi obtido graças à total remodelação do desenho do fundo do carro que passou de um fundo totalmente plano a um que contém dois canais Venturi dos lados.

Protótipo do carro da F1 de 2022

Foto: Divulgação/F1

A vista lateral do carro mostra perfeitamente o forma do canal Venturi, cuja seção é mais alta e larga na parte dianteira do fundo e vai se reduzindo progressivamente em direção à traseira para depois expandir-se novamente e desembocar no difusor traseiro. Tem-se assim uma redução de pressão na parte inferior do carro em relação ao ambiente externo, aumentando a pressão aerodinâmica.

A novidade mais importante é o desenho particularmente baixo da parte dianteira, influindo na disposição dos braços da suspensão anterior e dos componentes internos do grupo molas/amortecedores.

Protótipo do carro da F1 de 2022

Foto: Reprodução/Twitter @HaasF1Team

Além disso os novos carros da F1 se diferenciarão pela asa dianteira, cuja parte lateral constituí uma peça única com a parte principal, sem qualquer parede lateral de sustentação. E uma pequena cobertura das rodas dianteiras.

Protótipo do carro da F1 de 2022

Foto: Reprodução/Twitter @HaasF1Team

Na traseira volta o duplo perfil aerodinâmico (beam wing) posto logo acima ao difusor, que representa uma verdadeira asa suplementar, facilitando a saída dos fluxos o que determina um aumento da velocidade dos mesmos sob a parte inferior do carro e em conseqüência incrementa a carga aerodinâmica gerada no local.

Tudo isto foi estudado para reduzir ao máximo o fluxo aerodinâmico que vai para o carro que vem logo atrás e assim facilitar as tentativas de ultrapassagens.

Com relação à segurança os novos carros terão uma estrutura de impacto dianteira mais robusta, de forma a incrementar em 15% a absorção de energia.

Confira a comparação feita pela Fórmula 1 entre carro de 2021 e o de 2022:

Fotos: Reprodução/F1.com

2022aerodinâmicaasa dianteiracarroefeito soloF1Fórmula 1venturi
Claudio Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Anterior
Seleção olímpica terá dificuldades nos Jogos de Tóquio
Próximo
Taycan é o primeiro elétrico a liderar um segmento; conheça os mais vendidos do 1º semestre de 2021

Você também pode gostar...

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim