Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Ciclistas e pedestres poderão estar mais protegidos nas ruas com auxílio da tecnologia

por Fernando Calmon 05/07/2021
por Fernando Calmon 05/07/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ciclistas serão protegidos pela tecnologia

Foto: Reprodução

Usuários vulneráveis no trânsito, como pedestres e ciclistas, poderão contar com o auxílio da tecnologia para que fiquem menos expostos a acidentes. Pelas diferenças de dimensões, peso e velocidade dos veículos motorizados, os índices de fatalidade são elevados no caso de intercorrência, às vezes mesmo sem colisão direta pois um ciclista pode se desequilibrar até por deslocamento do ar. Por isso os códigos de trânsito tanto no Brasil quanto no exterior exigem manter um distanciamento mínimo de 1,5 metro entre carros e bicicletas.

O Conselho Europeu de Segurança Viária calcula em 80% os casos de morte quando um acidente ocorre em estradas entre veículos e usuários vulneráveis. Bicicletas que contam com assistência elétrica ao pedalar são rápidas e cansam menos os ciclistas, tornando-se assim populares. Na Alemanha a fabricante de autopeças e pneus Continental se uniu à empresa de telecomunicações Deutsche Telekom para criar um sistema que possa dar maior segurança e evitar acidentes.

A ideia surgiu do alto nível de conectividade possibilitado por smartphones. Na Europa, por exemplo, 85% da população utiliza esse tipo de telefone celular inteligente (estima-se em torno de 70% no Brasil). A solução desenvolvida pelos parceiros foi monitorar as trajetórias dos veículos, dos ciclistas e numa segunda etapa também dos pedestres.

A base para o desenvolvimento reúne o serviço de posicionamento por satélite (GPS), sensores de aceleração, comunicação móvel e computação em nuvem. O carro transmite informações de posição e aceleração por meio de telefonia celular. O ciclista também emite esses parâmetros via smartphone. Executam-se cálculos para prever as trajetórias dos próximos cinco segundos. No caso de colisão iminente, um aviso é enviado tanto ao motorista quanto ao ciclista.

Para garantir que as informações cheguem a ambos os usuários da via ou estrada de forma quase instantânea, sempre se utiliza o computador em nuvem mais próximo da rede móvel do local do possível acidente. Tudo em tempo real e ainda com maior eficiência quando a telefonia 5G (quinta geração) estiver disseminada, embora funcione também no atual padrão 4G.

Os testes de estrada iniciais foram bem-sucedidos. Neblina espessa associada à diminuição de visibilidade poderá representar um perigo a menos na circulação rodoviária. Porém essa tecnologia deverá receber investimentos adicionais para ser útil também em trânsito urbano.

Os dois parceiros desenvolvem esse anjo da guarda digital de ciclistas e pedestres para uso internacional e na vida cotidiana. Financiamento é do Ministério Federal de Transporte e Infraestrutura Digital da Alemanha. Haverá apresentação dos resultados do projeto no Congresso Mundial de Transportes Inteligentes, em Hamburgo, de 11 a 15 de outubro próximos.

Alta roda

CONFIRMADO que a nova picape intermediária Chevrolet receberá o nome Montana. Suas dimensões serão bem semelhantes às da Toro, até hoje sem nenhum concorrente direto pelo menos até a chegada da Ford Maverick, do México, no segundo semestre. A nova Montana exigirá investimentos, agora iniciados, na fábrica de São Caetano do Sul (SP). GM não divulgou data para o lançamento. Minha previsão é início de produção em janeiro de 2023 e de vendas 30 a 45 dias depois.

FRAUDES nas bombas de abastecimento de combustível, quando donos de postos desonestos adulteram o volume real vendido aos motoristas, começarão a ser eliminadas a partir de 1º de julho do próximo ano. O controle se dará por meio de assinatura digital das medições e o usuário poderá checar a autenticidade por meio de aplicativo no telefone celular. Não haverá, no entanto, substituição imediata das bombas atuais. A mudança será gradual à medida que forem repostas. Espera-se que a pressão dos consumidores acelere o processo.

FORD BRONCO SPORT apresenta bom desempenho em uso fora de estrada graças à tração nas quatro rodas sob demanda (inclui bloqueio para tração 4×4 e diferencial traseiro) e ao mesmo tempo se comporta de forma “civilizada” no dia a dia do asfalto, em ruas e rodovias. Não é excessivamente duro, a suspensão independente nas quatro rodas transmite confiança em curvas, a direção mostra precisão e o motor apresenta respostas vigorosas. Bom espaço interno para cinco passageiros adultos, mas o porta-malas tem volume inferior aos concorrentes até a altura do encosto do banco traseiro.

REVISTA inglesa Autocar, mais antiga do mundo, pois circula desde 1895, elegeu os melhores motores dos últimos 120 anos separados por décadas. Eis a lista: 1900, Mercedes Simplex 60 hp; 1910, Bentley 3 Litre; 1920, Bugatti Type 35; 1930, Duesenberg SJ; 1940, Ferrari 160 Inter; 1950, Chevrolet Corvette (V-8 Small Block); 1960, Porsche 911 (Flat Six); 1970, Lamborghini Countach; 1980, Ferrari F40; 1990, McLaren F1 (BMW V-12); 2000, Lexus LF-A (Yamaha V-10); 2010, Porsche 911 GT3 RS (Flat Six). Só Ferrari e Porsche tiveram duas indicações cada. Com essa autoridade centenária, quem pode discordar?

Leia também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2021/06/seguindo-o-exemplo-do-brasil-india-comeca-a-investir-em-etanol/

____________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br

*As opiniões manifestadas nesse texto são de responsabilidade exclusiva do autor.

ciclistamobilidadepedestretecnologia
Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

Anterior
Avaliação: Audi Q5 Sportback, conheça a versão inédita do Q5
Próximo
Na base do conservadorismo, Brasil vai à final da Copa América

Você também pode gostar...

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025
  • 2

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas