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Industria Automobilistica

PCD pode ter novo limite para compra de carro com isenção de IPI

por Vagner Aquino 27/06/2021
por Vagner Aquino 27/06/2021
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Carro PCD

Foto: Reprodução

É fato que, hoje em dia, poucos veículos custam abaixo dos R$ 70 mil. É é justamente para ampliar as opções ao consumidor PCD (Pessoas Com Deficiência) que um projeto de lei – já aprovado no Senado – quer aumentar esse valor.

A MP (Medida Provisória) 1.034/21 visa que carros para este público dobrem o valor do teto para compra com isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) por PCD, passando para R$ 140 mil. Para que se torne lei, falta, apenas, a sensação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), até segunda-feira (28).

O desconto de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para PCD, no entanto, continuará somente para os modelos abaixo de R$ 70 mil. O convênio, em suma, só pode ser alterado pelo governo de cada Estado, como é praxe desde 2009.

O texto, antes da aprovação, já tinha passado por mais modificações no Senado, na terça-feira (22), que suprimiu o valor máximo da compra de veículos com isenção de IPI. A Câmara, por sua vez, rejeitou a mudança e permaneceu o texto original elaborado pelos deputados.

Mudanças

Outra mudança, nesse sentido, ordena que deficientes auditivos, por exemplo, estejam na lista de doenças elegíveis aos carros PCD. No mais, quem quiser trocar de carro, deverá esperar por três anos. Até então, eram dois – como determina a Lei 8.989/95.

Caso a Presidência da República aprove a MP, o valor do teto de R$ 140 mil permanecerá em vigor até 31 de dezembro de 2021. Ou seja, caso a lei entre em vigor, todos os carros que custem abaixo desse preço se tornarão elegíveis ao desconto de IPI – isso, aumenta a oferta. Para a compra, é exigida a carteira de motorista específica e a comprovação da doença com laudo médico.

Por outro lado, caso Bolsonaro não sancione a medida, as regras voltarão ao cenário anterior, com isenção de IPI para carros PCD livre de teto de preço. A versão original do texto, cabe lembrar, havia sido emitida pelo Poder Executivo em março.

CâmaracarrodeputadosIPIleimpPCDSenadotetoveículo
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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