A Peugeot lançou hoje (21) o Novo Peugeot 3008. A dianteira foi redesenhada, traz lanternas traseiras Full LED, novas cores de carroceria (Branco Nacré, Cinza Artanse, Cinza Platinium e Preto Perla Nera para a versão Griffe; Azul Vertigo e Vermelho Ultimate para a versão GT Pack) e uma opção exclusiva para a versão de topo, o “Black Pack”. O modelo chega em apenas duas versões: Griffe, a partir de R$229.990 e GT Pack, a partir de R$249.990.
Novo design
O Novo Peugeot 3008 apresenta uma nova dianteira com uma nova grade Frameless, sem moldura. Em um novo efeito de design, suas aletas se prolongam sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos. Finalmente, o emblema do modelo agora está posicionado à frente do capô.
Para acentuar a esportividade, aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o para-choque. No GT Pack, uma grade específica evidencia a subida de gama estilística das versões.
Os faróis dianteiros também foram redesenhados para acentuar a agressividade, contando com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de presa e com a extremidade cromada.
No acabamento GT Pack, os faróis Full LED promovem uma pegada high-tech graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS) que otimiza a visibilidade até 90 km/h. Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.
Na traseira, as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED (inclusive para a luz de ré), exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva. As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, aumentando visualmente a largura da traseira. Além disso, os emblemas GT (nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas) foram modernizados.
Interior
No novo 3008, está presente o i-Cockpit 2.0 com cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, um bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”.
A nova central multimídia com tela tátil de 10” e alta definição é acompanhada por sete teclas “toggles switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta. Há compatibilidade com o sistema MirrorScreen, que se conecta com Apple CarPlay e Android Auto. Além de carregar seu smartphone via USB, também há a opção de carregamento por indução.
Todas as configurações vêm equipadas de fábrica com o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Sport e Eco.
No habitáculo, também há novidades quando se trata dos acabamentos: novo revestimento de couro Alcantara Preto Mistral no GT Pack e novo revestimento de couro preto com pespontos Tramontane na versão Griffe. Além disso, há um novo retrovisor interno “Frameless” na versão GT Pack.
Tecnologias inteligentes
O sistema Peugeot Driver Assist Plus (“auxílios à condução”, em português) evoluiu e passa a ofertar as seguintes tecnologias embarcadas:
∙ Piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus;
∙ Correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go), no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus;
∙ Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão;
∙ Leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc.).
Motor
O motor 1.6 THP de 165 cv tem um torque de 24,5 kgfm a 1.400 rpm, aliado à transmissão automática de seis velocidades. Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas traz ainda o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas possam ser feitas pelo motorista através das aletas (paddle shifters).
Plataforma de compras Cart
Vale ainda destacar que o novo Peugeot 3008 também dará acesso à plataforma de compras Cart, que a Stellantis vai estrear em breve, no início do próximo semestre. Por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do carro e com uma solução de pagamento segura e integrada, será possível usufruir de produtos e serviços de várias marcas, sem sair do caminho.
Um dos exemplos de parceria do Cart é com a ConectCar. O aplicativo permitirá solicitar uma etiqueta (tag) para receber em casa ou qualquer outro endereço. Com ela, o cliente poderá ativar o serviço e habilitar o pagamento automático. O usuário vai acompanhar as notificações de pagamentos, as transações recentes e realizar a busca por estabelecimentos credenciados mais próximos pela central multimídia do novo 3008.
E a Stellantis vai convidar os 50 primeiros compradores do novo Peugeot 3008 a experimentar em primeira mão as funcionalidades do Cart e contribuir com a cocriação do produto.