O treino oficial para o Grande Prêmio da Estíria, que será realizado nesse domingo em Spielberg, apresentou mais uma demonstração de superioridade do atual líder do campeonato mundial, o holandês Max Verstappen, que com sua Red Bull de motor Honda e pneus macios, conseguiu mais uma pole position, derrotando a equipe Mercedes, que colocou Bottas em 2º lugar a 194 milésimos e Hamilton em 3º a 226 milésimos.
De qualquer forma, como Bottas foi penalizado por ter perdido o controle do carro no pitlane ao sair do box em 2ª marcha, numa tentativa de sua equipe de tornar mais rápida a troca de pneus no pit stop, ele vai largar em 5º lugar, tendo apenas à sua frente, não apenas Verstappen mas Hamilton, Norris e Perez, nessa ordem.
A previsão para a corrida tem Verstappen, atual líder, como favorito, já que nesse momento, com motor Honda, é superior ao motor Mercedes utilizado por Hamilton e Bottas. Qualquer outro desfecho poderá ocorrer em consequência de acontecimentos inesperados, mas sempre possíveis, durante o GP. Mas a lógica indica Verstappen como favorito e as duas Mercedes ocupando 2º e 3º lugar no pódio. Haverá, depois, uma luta muito acirrada nas posições subsequentes entre Norris, Perez e Gasly, enquanto parece improvável que Leclerc, que foi 7º na sua prova de classificação, possa se intrometer nessa luta, já que, como se viu em GPs anteriores, a Ferrari tem melhor rendimento nas classificações com tanque vazio daquilo que consegue durante a corrida com tanque cheio.
Entre os que ocupam as posições intermediárias, uma nota a parte vale para Russell, que ficou em 11º no Q2 e quase passou, portanto, para o Q3, o que teria sido uma clamorosa surpresa, ficando apenas a 8 milésimos de conseguir um feito que teria sido sensacional. Ele largará na 10ª posição, com a punição de três posições que Tsunoda levou por atrapalhar Bottas na classificação.
Como curiosidade, pode-se indicar uma certa mudança hierárquica que está ocorrendo na equipe Alfa Romeo, em que teoricamente Raikkonen era o primeiro piloto e Giovinazzi o segundo e agora, o italiano está à frente do veterano finlandês.
Este GP se disputa na casa da Red Bull (não por acaso, o nome comercial do circuito é Red Bull Ring) e terá, em que pese a pandemia, uma maciça presença de torcedores vindos da vizinha Holanda.
Com relação a Verstappen, vale lembrar que ele tem 13 vitórias em 126 GPs já disputados e está disputando o mundial pelo sétimo ano consecutivo, sendo que nos últimos dois anos terminou o campeonato em terceiro lugar. Agora seu objetivo claramente declarado é o título, e o andar da carruagem é muito positivo: em 7 GPs já realizados esse ano, ele subiu ao pódio em 6!
Confira o grid de largada para o GP da Estíria de Fórmula 1:
Sunday's grid UPDATED*#StyrianGP ?? *following Tsunoda's grid penalty pic.twitter.com/IVFkJdw7PD
— Formula 1 (@F1) June 26, 2021