A Fiat, por meio de aval da Stellantis (detentora da marca) dará início a produção do compacto Centoventi. A clara inspiração no Fiat Panda – que deu origem ao Uno – tem motor elétrico e usa baterias da chinesa BYD. O modelo, apresentado no Salão de Genebra, Suíça, em 2019, deve chegar ao mercado externo em 2023. O berço é a fábrica do grupo na Polônia.
Ao contrário do modelo original, a releitura quer ser reconhecida como um SUV subcompacto. Assim como a Renault tenta fazer com o Kwid. Lá fora, inclusive, o principal concorrente do modelo sustentável é o Dacia Spring.
A novidade – que utilizará a mesma plataforma CMP do Peugeot 208 e do novo C3 – é uma opção mais barata ao premium Fiat 500e. A única semelhança entre ambos está, evidentemente, nas dimensões. O Centoventi tem 3,68 metros de comprimento e 1,52 m de altura, e usará sistema modular da BYD, que permite diferentes combinações de montagem das baterias. Cada uma rende 100 km de autonomia. O carro carrega até cinco unidades – dessa maneira, no entanto, chega aos 500 km de autonomia.
Bateria extra é estratégia da Fiat
Um dos destaques é a possibilidade de instalação de novas baterias no modelo ao longo de sua vida útil. Ou seja, caso queira mais autonomia, basta comprar módulos à parte. Os preços deste mimo, claro, não são cogitados por enquanto.
Batizado como Projeto 364, o pequenino não deve ser oferecido no mercado brasileiro, que concentrará seus esforços no 500e – o primeiro elétrico a ser oferecido pela Fiat no País.
Além disso, a marca italiana deve revelar hoje à noite (durante a final do Big Brother Brasil 21) o Progetto 363, conhecido como o SUV do Argo. O visual ainda é um mistério, porém, sabe-se que o modelo usará os novos motores turboflex 1.0 e 1.3. O primeiro SUV da Fiat deve chegar às concessionárias no segundo semestre deste ano.