A Xiaomi Corporation está ampliando seus negócios iniciando no segmento de veículos elétricos e com um aviso oficial à Bolsa de Valores de Hong Kong (HKEX). Lei Jun, fundador, presidente e CEO da Xiaomi, afirmou durante seu evento de lançamento em março de 2021 que o negócio será operado sob uma subsidiária integral da Xiaomi com um investimento inicial de 10 bilhões de yuanes, cerca de US$ 1,5 bilhões.
“Os veículos elétricos inteligentes representam uma das maiores oportunidades de negócios na próxima década e representam um componente indispensável para uma vida inteligente. Entrar neste negócio é uma escolha natural para nós, à medida que expandimos nosso ecossistema de AIoT inteligente e cumprimos nossa missão de permitir que todos no mundo tenham uma vida melhor por meio de tecnologia inovadora.” disse Lei Jun.
Ao longo dos próximos 10 anos, a Xiaomi está comprometida em investir cerca de US$ 10 bilhões no total. Lei Jun atuará simultaneamente como CEO do negócio de veículos elétricos inteligentes. “A decisão foi tomada após várias rodadas de deliberação entre todos os nossos Parceiros, e este será o grande projeto empresarial final da minha vida. Estou disposto a colocar toda a minha reputação pessoal em jogo e lutar pelo futuro de nosso veículo elétrico inteligente! Estou determinado a liderar minha equipe para lutar pelo sucesso do veículo elétrico da Xiaomi ”, disse Lei Jun. Ele também descobriu que nos últimos 75 dias testemunhou a jornada completa de tomada de decisão da equipe executiva da Xiaomi, incluindo pesquisa rigorosa e abrangente sobre o setor de veículos elétricos – 85 reuniões com mais de 200 especialistas do setor, quatro debates internos de gestão e duas reuniões do conselho. O apoio contínuo e a confiança de Mi Fans nos valores da Xiaomi também motivaram a decisão final da empresa.
A Xiaomi está no seu auge e estabeleceu uma base para abrir novos caminhos e começar a construir seu negócio de veículos elétricos inteligentes. De acordo com seus últimos resultados financeiros, as remessas globais de smartphones da marca chegaram a 146 milhões, mantendo a posição da empresa entre as 3 principais globalmente. As vendas de smartphones premium ultrapassaram 10 milhões de unidades. As vendas de TV superaram o mercado da China Continental por 8 trimestres consecutivos. E com mais de 324,8 milhões de dispositivos conectados na plataforma AIoT da Xiaomi e usuários ativos mensais para o XiaoAi AI Assistant atingindo 86,7 milhões, a empresa continua a liderar a indústria de casa inteligente. No final de 2020, o Grupo mantinha uma reserva de caixa de RMB 108 bilhões.
+ Leia também:
‘Apple Car’, carro elétrico da Apple, poderá ser apresentado em 2024
Apple Car poderá ser um carro de luxo ao invés de um compacto
Em uma carta interna aos funcionários, Lei Jun afirmou que a empresa tem vantagens distintas e exclusivas na fabricação de carros:
1) Os veículos elétricos inteligentes transformaram fundamentalmente o modelo de negócios da indústria automotiva tradicional e a Xiaomi possui o conhecimento mais profundo do modelo de negócios de serviço de Internet baseado em hardware;
2) A Xiaomi tem a mais ampla experiência em integração de software e hardware e o mais profundo know-how de fabricação na indústria da Internet;
3) A Xiaomi possui um ecossistema inteligente que é o maior em termos de escala, o mais diversificado em termos de categoria de produtos e o mais ativo em termos de conexões de usuários;
4) A Xiaomi possui várias tecnologias essenciais que podem ser aplicadas ao negócio de veículos elétricos inteligentes;
5) A Xiaomi tem uma marca poderosa e uma forte base de usuários, com a confiança e o suporte de Mi Fans em todo o mundo;
6) A Xiaomi possui abundantes recursos de caixa que permitem à Xiaomi investir com confiança.
*A Xiaomi é uma empresa chinesa criada em 2010 que rapidamente se tornou uma das gigantes da tecnologia. Em 2018, a companhia foi a quarta maior em vendas de celulares no mundo, atrás apenas de Samsung, Apple e Huawei. Além disso, é uma das maiores startups de tecnologia do planeta e chegou a ocupar o topo do ranking em 2014.