Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Fórmula 1 adota “corrida curta” no sábado para três GPs em 2021; entenda como funcionará

por Gabriella Carsughi 26/04/2021
por Gabriella Carsughi 26/04/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
GP do Bahrein de F1

Foto: Red Bull Content Pool / Getty Images

Foi anunciado hoje que a Fórmula 1 adotará a “Sprint Qualifying” (Classificação Sprint) como teste em três grandes prêmios na temporada de 2021. O formato, que gera muitas discussões, foi aceito por unanimidade em todas as equipes.

“Estamos animados com essa nova oportunidade que trará aos nossos fãs um fim de semana de corrida ainda mais envolvente em 2021”, disse o presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali. “Ver os pilotos lutando ao longo de três dias será uma experiência incrível e tenho certeza que eles adorarão a luta. Estou muito feliz que todas as equipes apoiaram esse plano e isso é uma prova dos nossos esforços unidos para continuar a envolver nossos fãs de novas formas, garantindo que permaneçamos comprometidos com a herança e a meritocracia de nosso esporte.”

O que é a Sprint Qualifying?

Em três GPs selecionados (discute-se que será em Silverstone, Monza e Interlagos), os pilotos correrão, no sábado, 100 km na pista para definir o grid de largada da corrida de domingo. Ou seja, esse formato substitui a classificação de sábado como já conhecemos.

Ficou decidido por parte da Fórmula 1 e Fia que três primeiros colocados da Sprint Qualifying serão pontuados: 3 pontos para o primeiro lugar, 2 pontos para o segundo lugar e 1 ponto para o terceiro lugar. Não haverá a comemoração no pódio para a corrida de classificação de sábado.

Como funcionará a Sprint Qualifying?

Na manhã de sexta-feira, acontecerá um dos treinos livres de 60 minutos. Na tarde do mesmo dia, acontecerá uma classificação, no formato que já conhecemos, para definir o grid de largada da classificação Sprint no sábado.

No sábado de amanhã, acontecerá mais um treino livre de 60 minutos, antecedendo a Sprint Qualifying. De tarde, o show começa: os pilotos correrão por 100 km na pista, em cerca de 25-30 minutos, sem um número de voltas definido, para definir o grid de largada da corrida “principal”, a de domingo.

Em resumo:

Sexta-feira

– Treino Livre 1 de 60 minutos pela manhã com dois jogos de pneus à escolha da equipe
– Classificação com Q1, Q2 e Q3 pela tarde com cinco jogos de pneus macios disponíveis apenas

Sábado

– Treino Livre 2 de 60 minutos pela manhã com um jogo de pneus à escolha da equipe
– Classificação Sprint de 100km pela tarde com dois jogos de pneus à escolha da equipe

Domingo

– Corrida normal com os dois jogos de pneus restantes

Vale lembrar que o GP de São Paulo, antigamente chamado de GP do Brasil, pode não acontecer esse ano devido à atual situação do país na questão da pandemia. Nada está confirmado, mas esse ano, por exemplo, já tivemos o GP da Austrália adiado e o GP do Canadá possivelmente cancelado por conta da COVID-19.

Se a ideia da classificação Sprint pegar, ela não deverá ser aplicada em todos os finais de semana de Grande Prêmio no futuro, mas apenas em alguns selecionados. “Não tenho certeza se esse formato teria tanto sucesso em Mônaco”, disse o Diretor Técnico da F1, Ross Brawn. “Estamos considerando esses fins de semana como eventos do Grand Slam, espalhados ao longo da temporada, então é algo diferente. Não acho que vai durar toda a temporada, acho que será em um número limitado de corridas, mas isso está para ser decidido.”

classificaçãoF1FIAFórmula 1sprintsprint qualifyingsprint race
Gabriella Carsughi

Gabriella é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e trabalha como especialista de Marketing Digital no Portal Carsughi. Apaixonada por comunicação e Fórmula 1, encontrou aqui o espaço ideal para poder escrever e compartilhar opiniões sobre o esporte.

Anterior
Nissan do Japão mostra novo GT-R Nismo de 600 cv com edição especial do McDonald’s
Próximo
Hyundai lança sistema de conectividade Bluelink para HB20 por R$29,90/mês

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?