Tão preocupante quanto a atual fase do Corinthians é ressaltar que o time está invicto há nove jogos, sendo que desses foram cinco empates (três sem gols) e quatro vitórias. No Campeonato Paulista, o alvinegro bateu Ponte Preta, São Caetano e Mirassol, e é dono de uma das melhores campanhas da competição até aqui; mas os números não condizem com a realidade.
Vencer é muito diferente de convencer. Desde o final da temporada 2020, o rendimento do Corinthians despencou. Conseguiu somar algumas vitórias nos últimos jogos por conta das fragilidades dos adversários, mas até agora não conquistou três pontos jogando minimamente bem.
A campanha na Copa do Brasil define bem o momento do Corinthians na temporada. A vitória por 3 a 0 sobre o Salgueiro não convenceu. E para piorar, o empate contra o Retrô é absolutamente preocupante: um time da Série D, fundado em 2016, jogou muito melhor que o alvinegro do Parque São Jorge. O vexame não foi maior porque o clube paulista conseguiu a classificação nos pênaltis.
Afundado em dívidas e com um elenco pra lá de limitado, já é possível observar que 2021 tende a ser um ano tão difícil quanto o anterior — ou pior.