Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Grupo de concessionárias atrai milhares de pessoas para corrente do bem

por Claudia Carsughi 07/02/2021
por Claudia Carsughi 07/02/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Grupo Canopus

Entrega de cestas aos catadores do lixão em Cuiabá, MT (Foto: Divulgação)

O Grupo Canopus, com mais de 40 concessionárias distribuídas pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, por meio do Instituto Canopus, seu braço social, atraiu, entre abril e dezembro, mais de 10 mil voluntários, 1.900 funcionários, além de parceiros, fornecedores, sociedade civil e empresas, em torno do mesmo propósito: garantir às camadas mais pobres da população o direito básico à alimentação. No período, foram distribuídas, aproximadamente, 31 mil cestas básicas, beneficiando 248 mil pessoas. A expectativa, até abril de 2021, quando a ação completa um ano, é entregar 45 mil e impactar 360 mil.

Um dos diferenciais do Saciar, projeto criado pelo Instituto Canopus na pandemia, é a capacidade de envolver, mês a mês, milhares de interessados na causa, pessoas físicas e jurídicas. A reputação do Instituto Canopus, construída ao longo de 14 anos e alicerçada na credibilidade do Grupo, as ações de comunicação nas redes sociais, as lives musicais produzidas no período e o tradicional boca a boca contribuíram para ampliar o número de voluntários e doadores e, consequentemente, o de famílias beneficiadas, nos estados do Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, e no Distrito Federal.

Grupo Canopus

Entrega de cestas aos catadores do lixão em Cuiabá, MT (Foto: Divulgação)

“Com a pandemia, os projetos do Instituto Canopus, predominantemente com atividades presenciais, foram suspensos. Criamos o Saciar para atender às necessidades das famílias, agravadas com a Covid-19, e conseguimos muito mais. Mantivemos nosso time de voluntários ativos e aumentamos esta corrente do bem, o que nos permitiu ampliar a meta de 1.250 para 3.500 cestas doadas mensalmente. Em dezembro, em virtude do Natal, a meta era 11.500, mas chegamos a 12.600”, diz Paulo Henrique de Lima Borges, presidente do Instituto Canopus.

Dentre as adesões à corrente do bem, Borges destaca o Consórcio Canopus, uma das empresas do Grupo, que desde agosto contribui com o Saciar. Neste mês, foi a vez dos seus agentes e representantes abraçarem a causa. Além de impactar no número de cestas, a presença do consórcio em todos os estados ampliou a extensão territorial do projeto.

Seleção

Os mais de 10 mil voluntários do Instituto Canopus são responsáveis por selecionar e cadastrar as famílias que receberão as cestas. Dentre os critérios para a escolha, estão renda mínima e número de pessoas na mesma casa, condições de saúde e de emprego e bairros onde moram. “As famílias se comprometem a nos avisar caso a situação melhore, para que possamos incluir outras mais necessitadas. E o acordo é cumprido. Desde que começamos, 150 famílias conseguiram abrir mão da cesta, liberando para outras 150, reforça Hérika Brino Lima, coordenadora de Encontros no instituto.

A montagem e a distribuição das cestas, cada uma com 23 kg de alimentos, também são responsabilidade do time de voluntários, mas todo mês tem gente nova ajudando. “Para a campanha de dezembro, envolvemos os colaboradores do Grupo Canopus. Eles sugeriram as famílias e entregaram as cestas. Foi uma maneira que encontramos para, além de ampliar o número de beneficiados, despertar o olhar deles para o próximo”, comenta Hérika.
Grupo Canopus

Grupo Canopus

Famílias de Cuiabá – MT (Foto: Divulgação)

Com quase 50 anos de atuação no segmento automotivo, o Grupo Canopus possui mais de 40 concessionárias, das marcas Toyota, BMW Mini, Caoa Chery, Nissan e Honda Motos, distribuídas pelos estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Goiás e Minas Gerais e no Distrito Federal. Em 2019, totalizaram, aproximadamente, 41.100 unidades comercializadas, entre automóveis e motocicletas.

Além das concessionárias, fazem parte do Grupo Canopus as empresas: Consórcio Canopus, com atuação nacional; Bétria Corretora de Seguros; Sirius Atacado de Peças; Canopus Atacado Motopeças; Canopus Solar, na área de energia renovável; Canopus Funilaria e Pintura; e Boreal Financial & Insurance.

Atualmente, são 5 mil empregos gerados, direta e indiretamente. Em 2019, o Grupo Canopus registrou faturamento de R$ 3,59 bilhões, 5,7% superior a 2018. Para este ano, a estimativa é de R$ 4,25 bilhões.
Instituto Canopus

Grupo Canopus

Voluntários entregam cestas a famílias de Rondônia (Foto: Divulgação)

Criado em 2004, é fruto do ideal de Marcos Roberto Cruz, presidente do Grupo Canopus, de contribuir com o equilíbrio do ser humano, tanto físico como espiritual, e a qualidade de vida, por meio da comunicação, educação, assistência social, desenvolvimento comunitário, cultura e arte. Esse é o foco do projeto Estilo de Vida Canopus, que desde 2004 já realizou 174 treinamentos, beneficiando 9 mil pessoas, maiores de 18 anos.

Além do Estilo de Vida Canopus e do Saciar, o instituto possui vários projetos.

Primeiro Passo: atua na formação de jovens e adultos para a inclusão no mercado de trabalho. Em dez anos, formou 2.200 adolescentes e jovens, entre 14 e 24 anos.

Criança Feliz Canopus: projeto cultural que alia arte e educação, com o objetivo de integrar crianças e jovens de escolas públicas, colaboradores e comunidade, por meio de atividades lúdicas, esportivas e recreativas. O evento acontece anualmente, nas empresas do Grupo Canopus. Criado em 2011, beneficiou 94 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos.

Constelation Dança, Arte e Cultura: visa proporcionar melhoria da qualidade de vida, por meio de atividades culturais. Em oito anos, atendeu 2 mil crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos.

Colcha de Retalhos: proporciona conhecimento, inclusão social e geração de renda a mulheres em situação de vulnerabilidade financeira. Criado em 2016, beneficia, em média, 18 mulheres anualmente. Além de aprenderem a costurar, no período, elas confeccionam cerca de 628 colchas, com retalhos doados por uma rede de parceiros, que são comercializadas pela Internet.

CENPRHE Canopus: garante gestão e fortalecimento das atividades de educação integral para crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos. Em quatro anos, foram 800 beneficiados.

canopusconcessionariadoaçãoinstituto canopus
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
JAC Motors fornece os primeiros caminhões urbanos 100% elétricos para a DHL e Pepsico
Próximo
Nova família do Fiat 500 é lançada em quatro versões na Europa

Você também pode gostar...

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Picape Maverick 2026 com nova versão Lariat Black

BYD Song Plus tem visual renovado e bateria maior

Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

Fenabrave: preocupações no mercado de automóveis nos próximos meses

Com novas versões e facelift, Ford lança nova Maverick

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Picape Maverick 2026 com nova versão Lariat Black

BYD Song Plus tem visual renovado e bateria maior