Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FordIndustria Automobilistica

Ford EcoSport seminovo desvaloriza mais que seus concorrentes

por Claudia Carsughi 20/02/2021
por Claudia Carsughi 20/02/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ford Ecosport Freestyle

Foto: Divulgação/Ford

Assim que a Ford anunciou que estava encerrando sua produção no Brasil, a primeira grande dúvida que surgiu foi dos proprietários de veículos da marca. A grande indagação foi sobre o valor de revenda de seu carro e a Mobiauto, um Start-up especializada em tecnologia, anunciou, com base em seu banco de dados, que o EcoSport já tem uma acentuada depreciação em relação aos concorrentes, no mercado de seminovos.

Lembrando que o EcoSport foi lançado em 2003, foi o primeiro e mais tradicional SUV do mercado, estando por anos na liderança. Passou por algumas reformulações, o que lhe garantiu sucesso por muitos anos, mas a saída da fábrica foi o golpe mais forte que ele sofreu.

Enquanto os principais rivais caíram, na média, somente 3,04%, o EcoSport já oferece uma perda de 8,94% em apenas um ano de uso.

Modelo/VersãoPreço (R$) 2021Preço (R$) 2020Depreciação (%)
Ford EcoSport Freestyle 1.588.86880.742- 8,94
Chevrolet Tracker LT103.832100.724- 2,99
Jeep Renegade Longitude92.99090.127- 3,08

De acordo com o CEO da Mobiauto, especialista automotivo Sant Clair Castro Jr., a queda das vendas é reflexo imediato do excesso de ofertas logo após o anúncio do encerramento da produção do EcoSport. “Na pressa de vender o carro, o consumidor reduz o preço e isso aparece nos cálculos de depreciação. Como parte dos compradores se desinteressou pelo carro, as cotações caem ainda mais”, explica.

+ Leia também:
Volkswagen deverá produzir veículos para a Ford no Brasil
Ford sai do Brasil enquanto GM investe R$ 10 bilhões no país

Essa falta de interesse do consumidor pelo EcoSport teve reflexos também na venda dos modelos zero km. Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, praticamente todas as montadoras nacionais reajustaram os preços de lista. Ao apurar as cotações “reais” de vendas dessas unidades novas, que contêm os índices de reajustes e levam em conta os descontos concedidos no varejo (preços reais de venda), o EcoSport foi o SUV de pequeno porte zero km que conseguiu o menor índice de aumento. “O consumidor não aceita pagar mais caro por um carro prestes a sair de linha”, lembra Castro Jr. O especialista reitera: “Ainda que as diferenças percentuais sejam mínimas, o importante é verificar o viés de cada modelo para determinar a tendência futura de aceitação no mercado”.

Modelo/VersãoPreço (R$) - Jan/21Preço (R$) - Dez/20Variação (%)
Ford EcoSport Freestyle 1.588.86888.3200,39
Chevrolet Tracker LT103.832101.8751,92
Jeep Renegade Longitude92.99092.5960,43
Nissan Kicks SV102.67397.3945,14
VW T-Cross Comfortline116.906114.1602,41

desvalorizaçãoEcosportFordmobiauto
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
São Paulo, oficialmente sem chances de título
Próximo
Carro por assinatura pode proporcionar economia de até R$ 22 mil

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência