Na penúltima rodada, o Flamengo se torna líder do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. Venceu o Internacional por 2 a 1, no Maracanã, e agora precisa de apenas uma vitória sobre o São Paulo para conquistar o título da competição.
Curioso que o Morumbi, onde Rogério Ceni se fez mais vitorioso, poderá ser o palco de sua primeira conquista como treinador da elite do futebol brasileiro. Campeão da Série B com o Fortaleza, agora há grande expectativa para que chegue ao auge nacional.
O Inter, por sua vez, precisa vencer o Corinthians, em Porto Alegre, e torcer por um tropeço do Flamengo para ser campeão. As duas equipes paulistas não têm mais grandes pretensões no torneio e vivem momentos ruins na temporada: o tricolor perdeu o título e o alvinegro está praticamente fora da disputa por uma vaga na Libertadores.
O jogo
A melhor defesa do campeonato, a do Inter, foi superada pelo melhor ataque da competição. O Flamengo venceu de virada, em jogo marcado por polêmicas envolvendo a arbitragem.
O Inter começou mais cauteloso, estudando o adversário. Numa joga rápida de contragolpe, Gustavo Henrique cometeu pênalti bobo ao puxar Yuri Alberto na área. Edenilson abriu o placar.
Ainda no primeiro, era possível observar como a ausência de Cuesta era sentida ao Inter. A zaga colorada sofria com os avanços de meias e atacantes pelos lados — com triangulações rápidas —, sem contar as infiltrações pelo meio. Numa dessas jogadas, Bruno Henrique fez o que quis para cima de Rodinei e serviu Arrascaeta, que invadiu a área livre, para empatar.
A chave do jogo veio logo no início do segundo tempo. A — questionável — expulsão de Rodinei no início foi absolutamente determinante para a vitória do Flamengo. Imediatamente Ceni sacou Isla e lançou Pedro no jogo. A equipe carioca foi inteira ao ataque.
Em um contragolpe rápido, armado pelo lado esquerdo — onde Rodinei não defendia mais —, Bruno Henrique e deu passe entre a zaga e Gabigol, frente a frente com Lomba, virou o jogo.
Era uma ‘final’ de pontos corridos, mas o Flamengo tinha leve favoritismo por ter atuado melhor nos últimos jogos. Confirmou, hoje, no Maracanã. E venceu, também, porque tem um time melhor.
Ceni aproveitou o momento mais vulnerável do Inter na partida, que aos poucos foi perdendo forças ao sentir o desgaste físico por atuar com 10 em campo. Agora o Flamengo está ainda mais próximo do título.
Resta uma rodada, e muita coisa ainda pode acontecer.