Depois da fusão do grupo FCA com PSA que resultou no grupo Stellantis, algumas mudanças foram feitas e uma delas foi com a SRT, a divisão Street & Racing Technology dedicada ao design e ao desenvolvimento das variantes de alto desempenho da marca Dodge, que deixou de existir. A mudança não se estendeu aos engenheiros e técnicos responsáveis pela criação de famosos muscle cars como o o Dodge Challenger SRT Demon, equipado com um V8 Hemi de 840 cv, ou o Charger SRT Redeye de 797 cv.
Na verdade, os especialistas da divisão da marca Dodge continuarão a desenvolver e criar modelos de performance e superesportivos, mas o farão dentro de uma estrutura maior. “Todos os elementos fundamentais da equipe de engenharia SRT foram integrados na organização global de nossa empresa”, disse Auburn Hills em resposta a alguns rumores na imprensa dos EUA, enfatizando que o grupo Stellantis continuará a desenvolver a próxima geração de modelos Dodge, Jeep e Ram usando tecnologias SRT. Basicamente, a divisão Street & Racing Technology deixará de ser uma equipe autônoma mas terá de trabalhar em estreita sinergia com as restantes marcas do grupo resultante da fusão entre FCA e PSA, proporcionando a experiência adquirida, sobretudo no domínio da aerodinâmica e tecnologias para o gerenciamento de sistemas de propulsão.
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Para os apaixonados por muscle cars, a boa notícia é que não está excluído que no futuro modelos com as características do Demon ou do Redeye desaparecerão literalmente do mercado. Porém, o fato é que atualmente, com as regulamentações cada vez mais rigorosas com relação a emissão de poluentes e toda a indústria caminhando para a eletrificação, os motores V8 Hellcat ficam totalmente fora dos atuais padrões.
Vale lembrar que há mais de 30 anos surgia o Dodge Viper, um dos carros mais emblemáticos da história dos muscle cars. A divisão STR (Street & Racing Technology) nasceu, de fato, em 1989 com a criação da “Team Viper”, equipe de técnicos responsável por transformar um protótipo esportivo inspirado no AC Cobra de Carroll Shelby num automóvel de produção. Na década de 90 do século passado, a integração com a Equipe Prowler, responsável pela Plymouth Prowler, levou à criação da divisão Speciality Vehicle Engineering (SVE), cujo nome foi alterado para Performance Vehicle Operations (PVO) em 2002 e posteriormente em SRT em 2004. A divisão foi incumbida do desenvolvimento não só de muscle cars do calibre do Dodge Challenger Hellcat, mas também de veículos de performance para outras marcas, como o RAM 1500 TRX e o Jeep Cherokee Trackhawk, o SUV mais potente do mundo com motor V8 6.2 HEMI com supercharger que é quase o mesmo do Challenger Hellcat, com a maior potência já vista em um SUV de fábrica, 717 cv e torque um pouquinho menor que o do cupê (89,1 mkgf contra 89,8 mkgf).