O Toyota Gazoo Racing chega em sua nona temporada no WEC com a mesma formação de pilotos que trouxe Le Mans e a glória do Campeonato Mundial para a equipe na campanha de 2019-2020. Os recém-coroados campeões mundiais como José María “Pechito” López, Mike Conway e Kamui Kobayashi conduzirão o GR010 Hybrid nº 7, enquanto Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley correrão com o automóvel nº 8. Por sua vez, Nyck de Vries continua em seu papel de piloto de teste e reserva.
Inicia uma nova era nas corridas de resistência com o lançamento de seu novo Hipercarro Le Mans GR010 Hybrid, que competirá no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) de 2021. Os atuais campeões mundiais e três vezes vencedores de Le Mans defenderão seus títulos contra novos concorrentes usando uma versão de corrida do hipercarro, com novo trem de força e tecnologia baseada no TS050 Hybrid.
Ao longo dos últimos 18 meses, foi desenvolvido o protótipo O GR010 Hybrid por engenheiros da sede da equipe em Colônia (Alemanha) e especialistas em sistemas de propulsão híbridos elétricos em Higashi-Fuji (Japão).
Ele incorpora um poderoso trem de força híbrido de competição com tração nas quatro rodas com um motor biturbo V6 de 3,5 litros, fornecendo 680 cv nas rodas traseiras e é combinado com uma unidade de motor gerador de 272 cv no eixo dianteiro. A produção total é limitada a 500kW (680 CV), o que significa que a sofisticada eletrônica do GR010 HYBRID reduz a potência do motor de combustão com base na quantidade de acionamento híbrido exibida pelo motor elétrico.
A criação do GR010 Hybrid foi inspirada no hiperdesportivo GR Super Sport que fez sua estreia pública durante uma corrida de demonstração e com o retorno cerimonial do troféu nas 24 Horas de Le Mans de 2020 e que atualmente se encontra em desenvolvimento. Para marcar esta nova era para o Toyota Gazoo Racing, sua nova carroceria apresenta as icônicas letras GR para indicar a forte ligação entre automóveis de corrida e de rua.
O novo GR010 HYBRID pesa 162 kg a mais e tem 32% menos potência do que seu antecessor TS050 HYBRID. Nestas condições, espera-se que os tempos de volta de Le Mans sejam cerca de 10 segundos mais lentos. Ele também tem dimensões maiores: é 250 mm mais comprido, 100 mm mais largo e 100 mm mais alto.
Pela primeira vez desde o início de seu projeto no WEC, a Toyota Gazoo Racing participará sem uma unidade geradora de motor traseiro (MGU) e o fará com a única MGU permitida localizada no eixo dianteiro. Isso significa que o motor de partida deve ser instalado no GR010 HYBRID, pois são necessários freios traseiros totalmente hidráulicos.
O GR010 Hybrid apresenta aerodinâmica de última geração, otimizada para eficiência e desenvolvida usando um poderoso software computacional de dinâmica de fluidos e testes no túnel de vento. Os novos regulamentos técnicos permitem um único pacote de carroceria homologado, com um único dispositivo aerodinâmico ajustável. Portanto, o GR010 HYBRID competirá com a mesma especificação em circuitos de baixa e alta carga aerodinâmica, com uma asa traseira ajustável que modificará suas características aerodinâmicas.
Pela primeira vez, a classe superior do WEC e Le Mans contará com um equilíbrio de desempenho, o que significa que os organizadores irão modificar o desempenho de cada automóvel corrida a corrida, regulando o uso de energia e peso, buscando um potencial de desempenho idêntico de cada hipercarro de Le Mans. Isso deve garantir uma disputa acirrada entre a Toyota Gazoo Racing e seus concorrentes, como a Scuderia Cameron Glickenhaus e ByKolles Racing, além da Alpine, que apresentará um desafio adicional com seu automóvel LMP1.
A temporada 2021 do WEC consistirá em um total de seis corridas em três continentes, começando com as 1.000 milhas de Sebring em 19 de março antes das 6 horas de Spa-Francorchamps (1º de maio) e o destaque da temporada, as 24 Horas de Le Mans nos dias 12 e 13 de junho. A programação continuará com a primeira corrida de resistência do Campeonato Mundial em Monza desde 1992, que acontecerá no dia 18 de julho, antes das viagens para Fuji Speedway (26 de setembro) e Bahrain (20 de novembro), ambas corridas de seis horas.
Hisatake Murata, Presidente da equipe: “Com a nova classe de hipercarro, iniciamos uma etapa fascinante para as corridas de resistência e também para a Toyota Gazoo Racing, com o lançamento do GR010 HYBRID. Este automóvel representa nossa próxima geração de híbridos para competições. Durante nossa era de LMP1, desde 2012, trabalhamos incansavelmente para melhorar e fortalecer nossa tecnologia de corrida híbrida. Definimos novos padrões com o TS050 HYBRID e nosso primeiro ciclo de desenvolvimento de híbridos de corrida está completo; esta tecnologia estará disponível para nossos clientes em breve. Agora começara a segunda etapa. Por meio de nossa participação no WEC, refinaremos o trem de força híbrido no GR010 HYBRID, com o objetivo de melhorar nossa compreensão da tecnologia de hipercarros e capacitar toda a nossa equipe para fornecer automóveis esportivos mais emocionantes aos nossos clientes no futuro. O GR010 HYBRID é uma prévia de como serão nossos automóveis de rua e o que aprendemos nas pistas do WEC beneficiará diretamente nossos clientes. Por este motivo, temos o prazer de receber novos competidores na categoria WEC; uma batalha difícil na pista nos inspirará a melhorar continuamente e ultrapassar os limites para criar automóveis cada vez melhores.”