O piloto alemão Mick Schumacher, filho do heptacampeão mundial Michael Schumacher e titular da Haas em 2021 na F1, já deu início ao “esquenta” para sua estreia na categoria, que acontecerá em 28 de março, no Grande Prêmio do Bahrein.
Como parte da Ferrari Driver Academy, o piloto de 21 anos foi chamado para acelerar, no circuito de Fiorano, o SF71H, carro da Scuderia da temporada de 2018, e deu mais de 50 voltas na pista. Outros pilotos da academia também tiveram essa oportunidade: na segunda-feira, Giuliano Alesi, Marcus Armstrong e Robert Shwartzman puderam dar algumas voltas no circuito italiano, enquanto os titulares Leclerc e Sainz tiveram outros dias da semana para isso.
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— Formula 1 (@F1) January 28, 2021
Essa não é a primeira vez que Schumacher esteve a bordo de um carro da Ferrari de F1. Sua estreia foi em 2019, quando pilotou uma SF90 nos testes coletivos em Bahrein. No mesmo ano, assumiu o volante, no sábado do GP da Alemanha, do F2004 que consagrou o heptacampeonato do pai. Ele teve a oportunidade de pilotar o mesmo carro em Mugello, em setembro de 2020, como celebração ao GP 1000 da Ferrari na F1. Pouco menos de um mês depois, o campeão de 2020 da F2 acelerou a SF71H, da temporada de 2018, em Fiorano, para o evento ‘Road To F1’.
Na tarde de testes de hoje, ele estampou o número que irá utilizar na Fórmula 1: 47. Se essa escolha tem algo a ver com o número de títulos do pai? Ele explicou:
“Definitivamente, o ‘sete’ é um pouco por conta disso, mas também é um número que eu pessoalmente gosto e acho que minha família também. 4 e 7 são dois números que eu gosto. Obviamente, o ‘quatro’ por conta do título da F3 e o ‘sete’ porque é um número bem próximo a mim também.”
Primeiras fotos de Mick Schumacher dirigindo a SF71H hoje, no circuito de Fiorano.
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— Mick Schumacher Brasil (@MickSchumiBr) January 28, 2021
Mick Schumacher sobre sua participação nos testes em Fiorano:
“Poder finalmente sentar em um carro de corrida de novo era uma sensação que eu estava sentindo muita falta. Eu acho que hoje foi, definitivamente, um dia positivo na pista. Conseguimos realizar tudo o que havíamos programado sem problemas e foi muito útil poder rodar vários quilômetros ao volante do carro, tendo em vista que a temporada começará em cerca de um mês e meio com os testes pré-temporada.”
“O SF71H é um carro de 2018, mas a forma como se comporta na pista e a sensação que passa ao seu piloto são muito similares, tanto no que diz respeito ao seu comportamento na pista como ao stress físico. Isso o torna uma excelente base para a preparação para uma nova temporada. Dirigir em Fiorano é sempre ótimo porque a pista é técnica e exigente. Foi um prazer me reencontrar com os engenheiros e mecânicos que trabalhei em setembro de 2020 e mal posso esperar para voltar ao carro amanhã.”
Sexta-feira será o último dia dos testes privados da Ferrari. Mick poderá dar mais algumas voltas na pista pela manhã e, de tarde, terá que ceder o carro ao vice-campeão da F2 e seu maior rival da categoria no último ano, Callum Ilott. O inglês, de 22 anos, se tornou piloto reserva e de testes da Scuderia.