Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

VW Polo Harlekin volta rebatizado depois de 25 anos

por Claudia Carsughi 28/01/2021
por Claudia Carsughi 28/01/2021
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
VW Polo Harlekin

Foto: Divulgação/VW – Eric van Vuuren

Em 1994, a Volkswagen apresentou a terceira geração do Polo compacto e representou um grande avanço pois era o primeiro a oferecer cinco portas e airbags, ABS e tensores dos cintos de segurança. Além disso, ele era montado em quatro blocos (motorização, equipamentos, opções e cores) e para visualizar melhor esses blocos de construção, a Volkswagen criou um código de cores, onde azul significava motor e chassi, amarelo para equipamentos, vermelho para opções e verde para cores de pintura.

Para tornar a linguagem de código mais atraente, a Volkswagen então produziu vinte Polos nessas cores para fins promocionais em eventos realizados nas concessionárias. Como muitos clientes viram esses carros, vários quiseram comprar.

Em 1964, a Volkswagen já usava a ideia de painéis de carroceria em diferente cores, quando mostrei um besouro de cores vivas. Tratava-se do Beetle e o anúncio mostrava a facilidade com que as peças dele podiam ser intercambiáveis.
A ideia se expandiu e em 1996 o Golf foi disponibilizado de forma semelhante e foram produzidas 246 unidades .

Após 25 anos, a Volkswagen da Holanda apresentou o Polo Harlekin, em sua sexta geração, lembrando que era um carro que não ia ser produzido e que, até então já tinha vendido 3.800 unidades. A escolha do nome remete aos Arlequins, figuras alegres, travessas e acrobáticas da “Commedia dell-arte italiana” e em 1995 foram produzidos 1.000 Polos de quatro cores.

Fotos: Divulgação/VW – Eric van Vuuren

Para fazer um Harlekin, a Volkswagen produziu inicialmente quatro Polos normais nas cores azul, vermelho, amarelo e verde menta e partes da carroceria, como capô, tampa do porta-malas, portas, pára-choques e retrovisores desses carros foram trocados de acordo com um padrão fixo. A cor básica de um Harlekin é a cor do teto, soleiras e no compartimento do motor. Para se ter uma ideia do padrão de cores, em cada Harlekin, o pára-choque dianteiro, as portas dianteiras e os espelhos são da mesma cor, assim como as portas traseiras e o pára-choque traseiro.

No interior, o Polo Harlekin vinha com um estofamento chamado de “Joker”, apresentando as quatro cores básicas Harlekin e um volante esportivo em couro azul, bem como um botão de engrenagem com o logotipo Harlekin. O som era sempre da Blaupunkt e o logo do Harlekim sempre estava presente nas luzes traseiras escurecidas, nos indicadores brancos na frente e na parte traseira. Os primeiros 1.000 Polos entregavam ao feliz comprador, um chaveiro numerado e um certificado.

Você compraria um Harlekin?

harlequinjokerpolopolo harlekinVolkswagenVW
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Abafadores esportivos: “música para os ouvidos” precisa custar caro?
Próximo
Mick Schumacher pilota Ferrari de 2018 em teste: “dirigir em Fiorano é sempre ótimo”

Você também pode gostar...

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

GM completa 100 anos com cinco lançamentos

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar

VÍDEO: aceleramos as opções V6 e elétrica da Blazer

WEC: Toyota #8 lidera o TL3 das 6H de São Paulo; Barrichello é P2 na LGMT3

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025
  • 2

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: Cadillac faz dobradinha e Dudu Barrichello sobe ao pódio nas 6 Horas de São Paulo

GM completa 100 anos com cinco lançamentos

WEC: pole brasileira na GT3 com Dudu Barrichello e domínio da Cadillac na Hypercar