O primeiro BMW construído numa fábrica do BMW Group fora da Alemanha, mais precisamente em Spartanburg, Estados Unidos, completou 25 anos. Estamos falando do BMW Z3, que teve como primeiro motorista nada mais, asa menos que James Bond, no 17º filme de 007 “Goldeneye”. Estreou em 1995 e foi dirigido pelo ator Pierce Brosnan, intérprete na época da saga de filmes. Esse carro que ele usou está hoje no Museu da BMW em Munique.
Ainda em 1995, foi lançada no mercado estadunidense a série limitada BMW Z3 James Bond Edition – com apenas 20 unidades e fez tanto sucesso que a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15 mil unidades) já havia sido comercializada.
O mesmo projetista que criou as linhas do BMW Série 5 e BMW Série 3, Joji Nagashima, projetou a carroceria do BMW Z3 foi projetada por Joji Nagashima, que tem como característica capô longo, traseira curta, posição de direção mais recuada, quase no eixo traseiro. Ele foi o sucessor, em tamanho compacto, do lendário BMW 507 dos anos 1950. O design foi capaz de combinar perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as guelras laterais. Hoje, o design do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo possui fã-clubes espalhados em todo o mundo.
A motorização do Z3, quando foi lançado, era o de quatro cilindros de 115 cv e 143 cv. Em 1997 recebeu o motor 2.8L de seis cilindros em linha com 198 cv e na sequencia, veio o BMW Z3 Roadster M com motor 3.2 L com 321 cv.
Ele sofreu mais uma atualização em 1999, com quase 170 mil unidades do BMW Z3 e já vendidas. Ele foi atualizado com uma traseira mais musculosa, novas lanternas traseiras e um farol com aro cromado que lhe conferia uma nova aparência. Mecanicamente também surgiram novidades como o motor 1.9L de 117 cv, ou o seis cilindros 2.0L de 150 cv. Além disso, chegou um 2.2L de 170 cv de seis cilindros, enquanto o topo da gama foi ocupado pelo 231 cv de 3.0L e seis cilindros, com versão M de 325 cv.
Em 1998 foi lançada a versão coupé e eram comercializados apenas com mecânica de seis cilindros: o BMW Z3 Coupé 2.8i com 193 cv, o 3.0i com 231 cv e as versões M com 321 cv e 325 cv. Como curiosidade, o BMW Z3 M Coupé foi o Safety Car usado no MotoGP durante a temporada de 2000.
Com esta versão de carroceria do Roadster, há um modelo único muito especial, o BMW Z3 M V12. Esta unidade de motor V12 de 326 cv foi construída para testar a capacidade do compartimento do motor do BMW Z3.
Em 2002 foi fabricada a última unidade, que se encontra no Museu da BMW.