Muitos apostam que 2021 será o ano das picapes no Brasil e eu acredito, já que saíram do cenário de veículos para trabalho e incorporaram ao estilo de aventuras, viagens e lazer. Tudo isso é possível em virtude da inclusão de novas tecnologias, conforto e praticidade que os modelos passaram a oferecer. Tem opção para todo tipo de necessidade, vejam:
A picape mais off road de fábrica a venda no Brasil continua sendo a Ford Ranger Storm, apesar da Nissan Frontier Attack ser uma boa opção também, só que menos preparada. A mais tecnológica é a nova Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S.
A melhor opção Flex 4×4 continua sendo a Chevrolet S10 e a dona do posto de mais potente também continua sendo a VW Amarok V6, que agora passou de 225 para 258 podendo chegar aos 272 cavalos se considerado o Overboost, superando inclusive a Toyota Hilux Gazoo Racing V6 a gasolina que chega aos 234 cavalos totais, porém com quase a metade de força torque se comparado com a Amarok que é movida a diesel (VW 59,1kgfm contra Toyota 38,3kgfm).
A picape menor da Fiat, a Toro, já ultrapassou as 300.000 unidades produzidas e vem conquistando um espaço considerável no mercado e em breve deve emplacar ainda mais com o novo motor. Assistindo os incríveis números de vendas da nova Strada, que ficou espetacular, e ainda com a notícia de que a FCA irá oferecer a RAM 1500 no próximo ano, a FCA terá tudo para reinar quando o assunto for “volume de vendas”.
Aguardamos a Toyota Hilux, que irá ganhar leves retoques estéticos e uma reprogramação para gerar alguns cavalos a mais e respiro até que uma nova geração seja apresentada. Alguns itens tecnológicos para segurança que fazem parte do momento de quase todas.
A Nissan revelou a nova Frontier no mercado externo, exibindo um visual ainda mais robusto, com semelhança ao modelo Titan norte-americano, mas tudo indica que não haverá mudanças mecânicas, talvez algum ajuste eletrônico para aumentar a potência, como aconteceu com outras marcas.
A RAM 1500 deverá vir com roupagem off e on road, mas com motor 3.0 V6 turbo diesel acima dos 260cv para roubar o posto da VW Amarok, além de já estar a frente quanto a acabamento, design e tecnologia. Em contrapartida, o preço também deve ser acima.
Fala-se muito sobre o comentário de um executivo argentino da Chevrolet, a respeito da volta a Silverado ao Brasil, vindo do México, o que deverá brigar de frente com a nova RAM, mas não acredito que aconteça dentro do próximo ano.
Dica do especialista: Para vencer um trecho com pedras, use a menor marcha possível, de preferencia por estar com a reduzida e bloqueio acionados. Observe as pedras maiores que possam travar no meio do carro e opte por colocar o pneu em cima delas e não entre as rodas.