A era Mercedes marcou mais uma etapa nesse domingo com uma brilhante dobradinha no GP da Emilia-Romagna, disputado no circuito de Ímola, e com esse resultado, a equipe ganhou o seu 7º título mundial consecutivo de construtores, enquanto Hamilton, que venceu, se encaminha para ganhar – proximamente – seu 7º título de pilotos. Sendo assim, a equipe alemã bateu o recorde de 6 títulos mundiais da Ferrari.
A corrida viu uma boa largada de Bottas, que tinha conseguido a pole, seguido por Verstappen com sua Red Bull que logo conseguiu ultrapassar Hamilton e os três primeiros usavam pneus médios. E, na verdade, se dividiu em duas: na frente, esse trio, e la atrás, o resto do pelotão.
Algumas desistências marcaram o GP, como Gasly, que com a sua AlphaTauri ficou de fora na 10ª volta. E a mais importante ocorreu já no finalzinho da corrida, na volta 52. Verstappen estorou um pneu, saiu da pista e ficou de fora. Isso fez entrar o Safety Car, que ficou na pista por 5 voltas. Dada a relargada, as 6 voltas finais não viram nenhuma modificação na classificação.
Assim, ficou constituído o pódio com Hamilton, Bottas e Ricciardo, ficando bem perto, em 4º lugar, um excelente Kvyat, seguido por Leclerc, que, com seu 5º lugar, tirou o máximo do que se pode esperar da atual Ferrari. A equipe de Leclerc e Vettel apresentou algumas outras novidades em seu pacote aerodinâmico, mas fica claro que o carro ainda não é competitivo para as primeiras posições.
Dentre os demais pilotos, destaques para Perez, que foi 6º, e Sainz, que foi 7º. Há inclusive muita curiosidade para ver o que vai fazer Sainz no ano vindouro, quando fará dupla com Leclerc na Ferrari, enquanto o futuro de Vettel é claramente um futuro em fase descendente de uma carreira que foi brilhante quando ele teve o melhor carro (e conquistou 4 títulos mundiais), mas não tão brilhante quando, pelo menos em uma oportunidade, teve na Ferrari um carro que lhe poderia permitir conquistar o 5º título e não o conseguiu.
A corrida de Bottas foi prejudicada já na segunda volta, onde um pedaço do carro que se soltou de Vettel acabou encaixado no seu assoalho e isso estraga radicalmente toda a aerodinâmica de um carro que tem, na sua parte inferior, o setor em que se cria o grip aerodinâmico necessário para se ter uma boa aderência. Mas, de qualquer forma, isso não pode ser entendido como uma desculpa para ele não ter podido lutar com Hamilton pela vitória.
Stroll. pic.twitter.com/NAroCtrVwl
— LeoF1 (@LeoF1_) November 1, 2020
A nota curiosa da corrida ocorreu no box, felizmente sem consequências muito graves, quando Stroll parou para seu pit stop, não conseguiu frear corretamente o carro e atropelou, jogando ao chão, o mecânico que estava pronto para levantar a frente do seu veículo e que foi logo substituído pelo colega. Como outra nota curiosa, o “trágico” pit stop de Vettel, em que a equipe Ferrari demorou cerca de 13 segundos às voltas com pneus que pareciam não querer nem sair os velhos, nem se encaixar os novos de forma correta.
Confira a classificação completa do GP da Emilia Romagna de Fórmula 1: