Após o fechamento de setembro, a Ram chegou a 10.267 emplacamentos no mercado brasileiro desde que a marca começou sua história no país, em 2005, de acordo com dados da Fenabrave. De janeiro até aqui, foram registradas 969 unidades da Nova Ram 2500, número superior ao obtido nos 12 meses de 2019. O que permite prever que 2020 seja um ano recorde para a Ram, mesmo com todas as dificuldades, a exemplo dos efeitos da pandemia e da alta do dólar.
“Nossa estimativa é de pelo menos 1.500 emplacamentos, superando nosso melhor resultado, que foi de 1.343 vendas em 2012”, afirma Breno Kamei, diretor da Ram para a América Latina. Além do ano citado pelo executivo, quando a Ram foi lançada no Brasil como marca separada da Dodge, a casa de 1.000 unidades anuais foi atingida apenas em 2007 (1.013) e 2008 (1.190).
Os bons resultados de 2020 mostram o quanto a nova Ram 2500 foi bem aceita, com seu conjunto de força, imponência, luxo e tecnologia sem comparação no mercado de picapes do país. Outro fator de sucesso neste ano é a aceleração do agronegócio, de onde sai a maior parte da clientela do veículo.
“Chegar a 10 mil unidades ao longo desses 15 anos é um patamar importante, pois a Ram ainda é uma marca de nicho por aqui, sendo a única a oferecer uma picape full size”, diz Kamei. E se o presente é positivo, o que está por vir é ainda melhor. “A história brasileira da marca Ram está prestes a ser enriquecida por capítulos muito importantes.”
Trajetória
1914 – Fundada a Dodge Brothers com a criação do seu primeiro veiculo comercial, o Screenside Truck como o primeiro da marca.
1924 – Registra seu primeiro milésimo veiculo.
1926 – A Dodge Brothers compra a empresa Graham Brother Trucks.
1928 – A Chrysler Corporation compra a Dodge Brothers.
1936 – Dodge Brothers chega a marca de 3 mil veículos produzidos.
1941 – Direção hidráulica passa a equipar todas as picapes Dodge.
1946 – O Power Wagon, baseado nas picapes do exercito americano, chega ao mercado.
1951 – William C. Newberg se torna presidente da Dodge.
1955 – Os modelos Dodge passam a contar com ar condicionado.
1958 – Dodge reinventa o visual das picapes modelo Sweptside.
1964 – Lançamento da Dodge Custom Sport Special, a primeira picape para uso pessoal.
1972 – A nova versão da picape adventurer adota um novo estilo de vida: ser livre.
1981 – A Dodge lança a Dodge RAM, uma caminhonete de porte grande.
1983 – Caminhonete RAM ganha versão Off Road 4×4 e em seguida lança a Dodge Dakota primeira picape média do mercado.
1983 – Nasce a Ram 1500, com o motor mais potente da categoria.
1998 – Inicio da fabricação da picape Dodge Dakota em Campo Largo no Paraná, Brasil.
1999 – Dodge aumenta a potencia dos motores turbo diesel.
2003 – Dodge RAM Heavy Duty é eleita a picape do ano.
2005 – Teto solar elétrico e radio digital via satélite são oferecidos nas picapes de cabine dupla RAM. Ainda como parte da linha Dodge, a Ram 2500 é lançada no Brasil na versão SLT. Motor Cummins turbo diesel de seis cilindros em linha tem 5,9 litros, 330 cv e 81 kgfm, além do câmbio automático de quatro marchas. Picape chegou a ser oferecida com cabine simples.
2010 – Marca RAM se separa da Dodge para atender exclusivamente o nicho de picapes.
2012 – Chega uma nova geração da 2500, marcando a nova fase da Ram como marca independente da Dodge (desde 2009 nos EUA). Apenas com cabine dupla, em configuração mais espaçosa que antes, passa a ser importada na sofisticada versão Laramie. Mecânica é toda nova, com motor de 6,7 litros, 310 cv e 84 kgfm e transmissão de seis velocidades.
2014 – Criação do grupo FCA oficialmente e abertura do capital na bolsa.
2015 – A Ram 2500 Laramie recebe várias atualizações, como o sistema Uconnect com tela de 8,4 polegadas e os compartimentos RamBox, nas laterais da caçamba. Potência sobe para 330 cv e o torque, para 104 kgfm. Capacidade de reboque é elevada a 7.750 kg.
2019 – No final do ano, a Nova Ram 2500 traz inovações como a nova central multimídia de 12”, som com cancelamento de ruídos externos e mais segurança com monitoramento de pontos cegos e alerta de tráfego traseiro cruzado. Reformulado, propulsor passa a desenvolver 365 cv e 110,7 kgfm.
2020 – É lançada a Ram 2500 Laramie Night Edition, a primeira série especial da marca no Brasil. Configuração tem design diferenciado, com acabamento escuro substituindo os cromados.
Se a marca realmente conseguir trazer para o Brasil a versão 1500, poderá emplacar muito mais e consequentemente acumular recordes de vendas. Lembrando que a 2500 se enquadra na categoria de caminhões, tendo que se enquadrar nos rodízios específicos nas capitais e ainda exigir categoria especial de habilitação (CNH) que a 1500 ficaria isenta.
Dica do especialista: Quando necessário rebocar algo com peso acima do rebocador por poucos metros, faça com o veículo engatado 4×4 com a reduzida acionada, desta forma, além de mais força, também será mais seguro. Prefira fazê-lo com as quatro rodas alinhadas.